Retrospectiva Resident Evil - Parte 2
Enviado por: Sora
17/03/2012 16:39:53 #DJ'S #Sora #Reviews #Resident Evil Retrospectiva 5 / 0

Mais uma edição da review de um dos maiores games de todos os tempos, e hoje iremos falar sobre o último game da série para Playstation One!

Residente Evil 3 marcou a infância de muitos gamers com suas cenas horripilantes e ação em tempo real, um dos melhores trabalhos da Capcom nesta plataforma. Chega de bla bla bla e vamos ao que interessa!

Resident Evil 3 foi lançado originalmente para PlayStation, sendo o último jogo da série para esta plataforma. Posteriormente foi lançado para PC, Dreamcast e GameCube. Apesar de ser o terceiro jogo da série, o jogo se passa na verdade 24 horas antes de Resident Evil 2 na sua primeira parte e a segunda parte ocorrendo um dia após os eventos do segundo jogo. A história expande sobre os locais e eventos do contágio do T-Vírus em Raccoon City e conclui com o destino final da cidade e sua população infectada.

O enredo do jogo foi usado depois como base do filme Resident Evil: Apocalypse.


O jogo é fixado em Raccoon City e começa um dia antes dos acontecimentos de RE2 (28 de setembro) e termina dois dias depois (1 de Outubro). A característica fundamental do jogo é um novo inimigo: Nemesis, um modelo experimental de Tyrant programado pela Umbrella para eliminar os membros da unidade S.T.A.R.S. sobreviventes à mansão.

Em 29 de Setembro de 1998, Raccoon City se tornou uma "cidade zumbi". Após os avisos dos sobreviventes do chamado "Incidente da Mansão" não serem ouvidos, aos poucos uma misteriosa peste se espalhou pela cidade e transformou quase toda a população em mortos-vivos. Cabe a Jill Valentine, um dos sobreviventes, fazer sua última fuga.

O sistema de criação de munição, os enigmas e o enredo não linear é uma das principais características desse game que estão presentes até hoje nos games da nova geração de consoles.

Jogabilidade

Ao contrário dos dois jogos antecessores (nos quais o jogador podia optar por qual personagem jogar), o jogo incorpora quase sempre Jill Valentine, havendo apenas um curto período em que o jogador controla o mercenário Carlos Oliveira. Em alguns pontos do jogo, a tela se torna negativa (invertem-se as cores) e é possível escolher entre duas ações possíveis, alterando o enredo que a história tomará. O tempo para fazer a escolha é limitado antes de o jogador enfrentar o adversário ou a situação.

Resident Evil 3 incorpora uma evasiva de emergência que permite ao jogador evitar os ataques inimigos, ou empurrar os zumbis se o jogador pressionar o botão de ação haverá uma segunda prévia que ataca o inimigo. O jogador também pode rodar sobre si em 180 graus, pressionando rapidamente o botão para trás, juntamente com o botão de correr.

Muitas armas estão disponíveis durante o jogo, cada um com suas vantagens e desvantagens. Existem algumas pequenas melhorias, em comparação aos jogos anteriores. Outra novidade é o Lança-Granadas. Essa arma pode usar granadas que reforçam a sua capacidade de atingir os inimigos, usando quatro tipos de munições: normal, gelo, ácido e fogo. Os jogadores também podem disparar nos barris de petróleo ou bombas colocadas em determinadas áreas obtendo pequenas explosões que podem acabar com um pequeno grupo de inimigos.

O jogo também inclui um sistema de criação de novas munições, que fabrica munições mais potentes a partir das munições padrões, em conjunto com um instrumento próprio para criação de munições. Ou a criação de munições normais através da combinação de vários tipos de munições entre si. Após criar algumas vezes uma mesma munição, Jill ganha experiência para criar munições explosivas.

Nemesis

Nemesis, o novo inimigo, tem capacidades semelhantes às de Jill, e também é o primeiro monstro capaz de cruzar portas de uma área para outra atrás do jogador.

Nemesis é o resultado de uma experiência perigosa, a junção do T-Vírus e de uma substância descoberta por um cientista em uma ilha, chamada Katanase. A Katanase é uma substância que quando injetada sozinha não produz nem altera nada no corpo humano, mas quando injetada em uma pessoa já infectada com o T-Vírus, força o vírus a iniciar um processo de mutação exagerada, aumentando e modificando as funções e membros do corpo e demais órgãos, se existir ainda algum, por causa da degeneração exagerada provocada pelo T-Vírus.

Para evitar que essa degeneração (que geralmente leva de 1 a 2 horas após a infecção) acabasse com a cobaia antes da injeção da Katanase, a equipe da Umbrella na Europa injetou uma solução base, formada por Katanase + T-Vírus, e sem querer, acabaram criando um dos mais perigosos vírus existentes: NT-Vírus. Esse vírus não foi muito utilizado, nem muito divulgado nos files da série.

Nemesis tem o corpo todo costurado, e cintas, amarras e uma roupa de borracha bem apertada, certo? Isso foi feito pela equipe da Umbrella, para impedir que as mutações brutais provocadas pelo NT-Vírus acabassem com Nemesis antes mesmo dele sair da mesa de experiências. O NT-Vírus é violento, e provoca mutações muito rápidas e alterações brutais, provocando muita dor a cobaia e muita dor de cabeça aos cientistas. A Katanase mantém o raciocínio e a capacidade de pensamento e sensibilidade aguçadas, sendo a razão da imensa dor que a cobaia sente durante as transformações.

A criatura aparece várias vezes durante o jogo, em momentos-chave, combates finais, e ocasional durante as explorações na cidade. E também é a ultima batalha de Jill antes de ser resgatada.

Personagens jogáveis

Jill Valentine


Após os acontecimentos ocorridos há três meses, a jovem já é considerada uma veterana ao lidar com situações incomuns. Ela tentará escapar da cidade a qualquer custo, e, para isso, unirá forças com os soldados da Umbrella. No entanto, não será tão fácil como se pode imaginar, já que há uma criatura mais mortal do que todas já enfrentadas caçando justamente os S.T.A.R.S. Jill também é um pouco medrosa porque quando o Nemesis aparece e incurrala Brad Jill deixa seu amigo morrer e foge de Nemesis. Um defeito, se assim podemos dizer, é o fato de Jill ser limitada a certas situações que podiam ser facilmente resolvidas por suas próprias forças. Vemos isso claramente quando, na parte em que se deve montar um combinação de pedras a fim de obter a engrenagem restante da torre do relógio, ela se vê limitada a deslocar o sino na saleta ao lado, por não ter força o suficiente para tal. Esta incumbência é entregue a Carlos,que na procura do antídoto, deve desloca-lo com o intuito de chegar ao hospital. No mais, a Jill está mais ágil, conferindo ao jogador maior escape as situações de emergência, bem como maior agilidade na mira e no disparo.

Carlos Oliveira

O mercenário está trabalhando para o Serviço de Medidas Especiais de Bio-Perigo Umbrella (UBCS). Duas equipes são enviadas a Raccoon City para salvar os sobreviventes (Operação Chacal Enfurecido), mas não imaginavam o que teriam que enfrentar. Sendo o único sobrevivente de sua equipe, e um dos únicos de toda a operação, Carlos terá que unir forças com Jill, que parece estar mais preparada para tudo o que está havendo na cidade. O melhor soldado de sua unidade também é quase morto por Nicholai um traidor da equipe. Carlos, assim como Barry Burton no resident evil 1 e Ada Wong no Resident evil 2, é um personagem que dentro do enredo do jogo, age sempre em situações pontuais, aonde seria necessária alguma habilidade especial que o personagem central eventualmente não possui ou está incapacitado a fazer. Por isso, confunde-se muito o perfil de Carlos, associando-o a sujeito covarde que sempre foge a qualquer sombra de perigo.

História Resumida

Em 28 de Setembro de 1998, Raccoon City se tornou uma “cidade zumbi”. Após os avisos dos sobreviventes do chamado “Incidente da Mansão” não serem ouvidos, aos poucos uma misteriosa doença de pele se espalhou pela cidade e transformou quase toda a população em mortos-vivos.  Jill Valentine, uma das sobreviventes, entra para mais uma de suas lutas contra a aterrorizante Raccoon City.

Mercenários em uma operação oficial da Umbrella (na verdade uma fachada para a empresa sair isenta de culpa), descem de dois helicópteros para buscar sobreviventes, mas logo são dizimados um a um. Apenas três sobrevivem: Carlos Oliveira, Mikhail Victor e Nicholai Ginovaef. Ao procurar refúgio na delegacia, Jill é surpreendida com o aparecimento de Brad Vickers, ferido e visivelmente aterrorizado. Antes que algo pudesse ser dito, Nemesis, a arma máxima da Umbrella mata Brad. Nemesis tem a missão de eliminar os sobreviventes dos S.T.A.R.S.. A criatura parte pra cima de Jill, ela é o último membro dos S.T.A.R.S. que ainda estava na cidade, mas a morena consegue fugir. Jill e Carlos fogem da cidade, graças a ajuda de Barry Burton, que os resgata de helicóptero.

Bom galera, isso é tudo, aguardem a proxima edição da Retrospectiva Resident Evil; espero que tenham gostado. Dj's Detonando!

 

Conteúdo e análise de edição própria com fontes em sites tais como: http://www.gamefaqs.com/gamecube/535838-resident-evil-3-nemesis, http://pt.wikipedia.org, e http://www.capcom.com.

CLIQUE AQUI PARA VER A PARTE 1

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Sora em 18/03/2012 22:42
david-nes disse:
legal legal mesmo ainda mais pros fãs do resident evil mais novos que qerem saber toda a história do resident evil (tipo euuu!!)ex:eu comecei a jogor a partir do re4
É isso ai man, nao deixe de acompanhar em breve mais contedudos!
1 / 0
david-nes em 18/03/2012 21:58
legal legal mesmo ainda mais pros fãs do resident evil mais novos que qerem saber toda a história do resident evil (tipo euuu!!)ex:eu comecei a jogor a partir do re4
1 / 0
Sora em 18/03/2012 21:41
É isso ai Iba tento fazer o maximo da maneira que posso ja que meu tempo é meio escaço.
O melhor conteúdo para quem curte. Ainda não estou muito bom e sempre temos algo a aprender. Mas estamos aqui pelo mesmo motivo de quando formamos o grupo compartilhar, curtir e divertir bastante conectados por um gosto incomum e movidos pela mesma paixão!
0 / 0
lba139 em 18/03/2012 21:15
Ótima retrospectiva cara, li a Parte 1 também e curti bastante...puxa mal posso esperar pela próxima parte, amo Resident Evil 4 é um dos meus jogos favoritos no PS2 xD
Parabéns ai cara, mandou muito bem ^^
0 / 0
Sora em 18/03/2012 14:32
MrGame disse:
Saudades do meu RE3. O primeiro jogo que eu tive pesadelos e acordava de noite morto de medo.
Tive medo de RE3 mas não tanto quando Silent Hill! =s
0 / 0
MrGame em 18/03/2012 09:57
Saudades do meu RE3. O primeiro jogo que eu tive pesadelos e acordava de noite morto de medo.
0 / 0
Renato12 em 17/03/2012 19:20
Sora disse:
Pois é Renato por estar tão obvio achei que não era necessario colocar.
É, foi isso que eu quis dizer.Mas fora isso, a matéria ta ótima.
0 / 0
Sora em 17/03/2012 18:42
Pois é Renato por estar tão obvio achei que não era necessario colocar.
0 / 0
Renato12 em 17/03/2012 18:36
Ta ótima a matéria meu amigo!Só faltou você colocar que o Carlos Oliveira é Brasileiro, mas isso todo mundo sabe.
0 / 0
Sora em 17/03/2012 17:05
A proxima Review será de Resident 4 essa terá que ser impecável afinal há muitos fans, Resident 4 foi o melhor e teve um grande destaque na geração de consoles passada aguardem....
0 / 0
Sora em 17/03/2012 16:55
Coloquei algumas imagens dela mais recentemente mais nada como o original!
0 / 0
Rpg_Xpert em 17/03/2012 15:34
Resident Evil!!!! Já me dava arrepios quando eu apertava START pra iniciar o jogo :s

0 / 0
sergio sampa em 17/03/2012 15:05
Eu prefiro a Jill no artwork original do RE3, com a roupa azulona, igual ao segundo filme. Mas essa daí com a cara dela oficial atualmente, é legal também...
0 / 0
sergio sampa em 17/03/2012 15:02
Good! Foi pra home! Essa matéria me lembrou que nosso segundo podcast de Resident Evil está pra sair (atrasou um pouco porque resumir os jogos mais recentes é muito complicado, mas, provavelmente sai na semana que vem!)....
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Blog: Detonadores de JogoS
"Começar uma nova jornada talvez seja dificil...ou talvez ela já até tenha começado...". E é pra isto que estamos aqui, pra começar uma nova jornada.

Quem faz o Detonadores de JogoS

Populares
Recentes