Detonado completo de FF IV - Parte 1

Por: Rpg_Xpert
Final Fantasy IV | 28/02/2011 19:39:14 2 / 1

Fala galera mais animada do mundo dos games! Nós, os DJ'S, estamos aqui mais uma vez com mais projetos de detonados: A bola da vez é Final Fantasy IV.

  • Para quem ainda não viu a parte introdutória deste detonado, Clique Aqui. Saiba que é muito importante obter as informações de lá.
  • Para quem quiser conhecer melhor a hstória completa de Final Fantasy IV, pode conferir Clicando Aqui.

Antes de começar, lembre-se de dar atenção às referências do guia, cada cor representa um tipo de referência.

  • BOTÕES DE COMANDO: Irão aparecer no meio dos guias, preste atenção, serão informados quais são os botões de comando do DS e entre parênteses, ( ), serão informados qual é o botão respectivo que deverá ser pressionado no teclado do computador, se no caso o jogador estiver jogando no Emulador de Nintendo DS no PC.
  • TUTORIAL: Referência para explicação de termos, nomes importantes e de alguns sistemas do jogo.
  • SIDEQUEST: Esta referência irá aparecer sempre que houver uma oportunidade de realizar uma sidequest, uma missão opcional do jogo. Será explicado como passar delas. >>>> No meio do guia normal, essa cor também será aplicada a palavras-chave de localizações, lugares, etc.
  • MONSTROS: Lista dos monstros de cada área.
  • TESOUROS: Informações dos tesouros das Dungeons, cidades e Castelos do jogo.
  • MINI-GAMES: explicações de como jogar os Mini-games de FF IV do Nintendo DS.
  • BOSS: Guia completo dos Chefões do jogo - Informações gerais e táticas para derrotá-los.

Agora que temos todas as referências, vamos começar a aventura, agora é só clicar em New Game!!! Vou dividir este guia em capítulos para ninguém se perder.

>>>>Capítulo 1: O destino do Cavaleiro Negro<<<<

O jogo vai começar com uma pequena cena, numa Airship (aeronavios) onde você já irá conhcer o protagonista do jogo: Cecil, capitão dos Red Wings.

>>TUTORIAL: Airship e Red Wings

  • As Airship são as máquinas mais modernas e poderosas de Final Fantasy IV. Elas foram construídas a partir de um antigo conhecimento de uma raça lendária (que mais pra frente será falada no jogo). Este conhecimento foi estudado por um homem chamado Cid, o construtor das Airships.
  • Os Red Wings são a força aérea militar do Reino de Baron.  Baron é o reino que possui várias forças militares, é o reino mais poderoso no mundo de FF IV

Ele estão voltando para o reino de Baron, seu reino. Eles acabaram de ir a uma província chama Mysidia, reino dos magos, onde massacraram toda a população de lá para roubar um cristal. Cecil estará se lembrando desta ocasião que acabou de acontecer e se perguntando por que seu rei pediu-lhe para fazer isso. Após o flashback, um dos soldados vai lhe avisar que monstros se aproximam. Você vai ter sua primeira luta. Apenas ataque, não se preocupe, não irá morrer. Após a luta, veja outra cena, onde Cecil pergunta se todos estão bem. Depois disso, os aeronavios vão pousar sobre o reino de Baron.

*Baron Castle*

TESOUROS: No momento, poderemos pegar apenas: 1x Ether; 480 Gil e 1x Tent.
Cecil irá se dirigir ao rei para entregar o cristal. O Oficial real, Baigan, vem recebê-lo. Após uma breve conversa, os dois se dirigem ao rei. Antes da sala do trono, Baigan pede para Cecil esperar e vai informar ao rei. O rei imediatamente quer o cristal em suas mãos então pede pra Cecil entrar.

Após Cecil entregar o cristal da Água, o rei pede para ele se retirar, mas antes, Cecil pergunta por que o rei, que antes era tão bondoso, o mandou fazer aquele tipo de coisa e quais eram as itenções. Digamos que o rei não fica muito contente com esta pergunta, depois disso, diz que ele está se tornando desleal e o expulsa do comando dos Red Wings, triste, não? Assim que o rei rebaixa o coitado, pede pra ele levar uma mensagem para uma vila chamada Mist e investigar um suposto Eidolon-fantasma que aparece por lá. Neste momento, aparece Kain, comandante dos Dragoons.

>>TUTORIAL: Dragoons

  • São outra força militar de Baron, formado por cavaleiros-dragões. Cavaleiros dessa clase podem pular muito alto e imitar as técnicas de dragões poderosos, além de usarem como armas lanças indestrutíveis.

Kain vai tentar defender Cecil, dizendo que ele não traiu a confiança do rei de jeito nenhum! Mas o que o rei vai dizer...

- Já que você protege tanto seu amigo, proteja-o também nesta missão!!! Você vai com ele!!!!

Cara grosso! Enfim, depois disso, o Oficial do rei vai lhe entregar o Carnelian Signet, um anel. Depois disso, dispensa os dois, ou melhor, chuta os dois pra fora. Depois disso, Kain vai fazer as últimas combinações com Cecil e depois de tudo isso, você vai tomar o movimento de Cecil, finalmente!!! Para andar, pressione B (S), ou, entre no menu principal mdo jogo pressionando X (Z), entre na opção Settings e na opção Movement, escolha o comando Run, daí você poderá andar correndo sem pressionar nenhum botão, recomendo que use.

A partir de onde você está, siga para a sala de baixo (Baron Castle 1F). Bem, como o Nintendo DS tem disponível os mapas e os indicadores de tesouro dos lugares, não vou precisar falar muito, só mostrar a imagem, rsrsrs:

Após ter pegado os tesouros, siga a linha verde. Atravesse as escadas e siga o pequeno corredor. No meio do caminho, você conversará com Rosa, o amor de sua vida!

Ela vai perguntar se tudo ocorreu bem na sua última missão, depois diz que vai visitá-lo mais tarde em sua torre. Muito bem, siga em frente neste corredor, ao sair, guie-se pelo mapa e siga em direção à torre. No meio do caminho, você será barrado, de novo!!!! Dessa vez por Cid, o criador das Airships. Vocês vão conversar um pouquinho. Cid vai dizer que o rei ordenou-lhe que construísse uma nova Airship com mais poder de fogo, sem dar razões e que as pessoas do reino estão estranhando o rei.

Enfim, depois do blá blá blá, entre na torre. No primeiro andar, você vai se deparar com um Moogle, o nome dele é Namingway. Ele vai te auxiliar durante algumas partes do jogo. Nessa parte, ele vai perguntar se quer mudar seu nome. Não mude!!! Senão você não vai ganhar os benefícios dele mais pra frente. Depois dessa parte, suba as escadas. No segundo andar, a empregada vai te dizer que terminou de arrumar seu quarto. Suba as escadas.

No terceiro andar, clique na cama e escolha Yes. Veja outra cutscene onde Rosa conversa com  Cecil na torre à noite e depois veja mais uma cena, onde Cecil e Kain partem juntos pra a nova jornada. Agora sim a emoção vai começar de verdade!!!!!! Você agora estará liberado para andar no mapa e batalhar bastante, mexer melhor nos seus menus e ir nas lojas comprar itens.

>>>>Capítulo 2: A última Guardiã da névoa<<<<

Muito bem, saindo do castelo, você estará no Mapa-Mundo. Por meio dele é onde você poderá acessar todos os lugares do mundo e batalhar à vontade. Mas, antes de você começar a aventura, entre na vila que está logo abaixo de Baron Castle. Ah, não se esqueça de salvar o jogo. No mapa, é permitido salvar quantas vezes quiser.

*Baron*
TESOUROS: 1x Bronze Hourglass; 2x Tent; 1x Eye Drops; 3x Potion; 2x Phoenix Down; 1x Gold Needle.

Preste atenção ao mapa da vila:

Bem, você agora poderá comprar itens na loja de itens, mas no começo do jogo, será apenas necessário comprar alguns POTIONS para se curar (a loja de armas e armaduras estará fechada no começo). Siga até o ponto mais ao Norte da vila e entre pelo canal de água. Siga até o fim. Lá perceberá que tem alguma coisa bloqueando caminho. Aperte A (A), para abrir um baú escondido com 1x Bronze Hourglass, perto daí tem outro baú com Tent. Depois, entre no INN e suba no segundo andar onde está o Bar. Clique no ponto amarelo da parede, onde vai abrir passagem para 3 baús com: 1x Gnomish Bread; 1x Tent e 1x Eye Drops. No INN você poderá pagar para dormir, recuperando todo o HP e MP sem gastar itens, apenas dinheiro.

Você vai encontrar 1 Potion no Barril em frente ao balcão do INN. Depois, saia e do lado direito da hospedaria tem outro Potion na moita. No lado esquerdo da Rosa's House tem outra Potion no pote. Perto de onde você entra na passagem de água, no lado direito você vai ver no mapa uma pequena passagem, onde tem uma mulher andando por lá. Dê a volta pelo lado de trás de onde está, você vai pegar 2x Phoenix Down e 1x Gold Needle. Dois itens estão em moitas, bem atrás dos muros e 1 está num ramo de flores do chão.

Depois de pegar todos, saia da cidade e batalhe nos mapas até evoluir pelo menos de 2 a 3 níveis de cada personagem. Volte para a vila e durma no INN quando precisar se curar e salve sempre que possível.

MONSTROS: Região de Baron (se precisarem de tradução da tabela, é só pedir!!)

File:Goblin-ffiv-ds.pngFile:SwordRat-ffiv-DS.gif

OBS: O Floating Eye pode ser encontrado na região de Baron também. Você poderá dropar do Goblin e do Helldiver um item com o nome de cada um deles, mas como a tabela mostra, é um item muitíssimo raro. Se conseguir este item, GUARDE!!! Será muito importante mais tarde!!

Enquato você evolui  seus Chars (Personagens), explore o mapa. Antes de seguir a história, siga na direção Oeste (à esquerda), beirando as montanhas perto de Baron, e entre na floresta em formato de círculo.

*Chocobo Florest (Baron)*

TESOUROS: 1x Gysahl Greens
No meio do mato tem um Gysahl Greens. Você tem que andar por ele e ir clicando com o botão de confirmação para achar o item.

>>>TUTORIAL: Chocobos

  • São as montarias de Final Fantasy. Em FF IV, existem diferentes tipos de Chocobos. Com o chocobo amarelo, você poderá correr pelo mapa sem enfrentar batalhas. O chocobo branco serve para curar o MP da equipe e também existe o Fat chocobo (Chocobo gordo), ele serve para armazenar itens em excesso, mas na versão do NDS, ele possui outra função, que será explicada mais pra frente neste detonado. Existe um chocobo que também fará parte das habilidades de uma futura personagem... quem será???

Bem, use os chocobos se quiser, depois, saia da floresta e siga para a Caverna de Mist... Quando entrar lá, encontrará Namingway novamente. Desta vez, ele dirá que mudou sua profissão para Cartographer. Então ele vai lhe explicar como funciona o sistema de mapas nas Dungeons.

Este sistema de mapas é bem fácil de entender, é parecido com o sistema de mapas de FF XII do PS 2. Conforme você vai andando no mapa, ele vai aparecendo na tela de Touch (abaixo) e uma porcentagem aparecerá no canto dele. Quando você completar em 100% de cada mapa, você ganhará um prêmio.

*Mist Cave*

TESOUROS: 2x Potion; 1x Eye Drops; 1x Tent >>>5x Potions<<<
(Obs: >>>...<<<: Prêmio ao completar o mapa)

Em Final Fantasy IV do Nintendo DS, não é difícil se guiar nas Dungeons, pois os mapas na tela de touch irão facilitar muito sua vida. Preste bastante atenção e guie-se pelo indicador de tesouros no mapa que serão mostrados neste detonado. O caminho de cor azul indica o principal, onde você chegará ao objetivo final da Dungeon. Mas não se esqueça de pegar os tesouros.

Não se esqueça também que nas dungeons existem monstros!!! Muitos deles!! Mas pode ficar tranquilo que nesta primeira não estará tão difícil...

MONSTROS: Mist Cave

OBS: Goblin, Helldiver e Sword Rat também aparecem nesta Dungeon.

Os monstros acima não dão muita experiência, a não ser que venham em 6 ou 8, você terá um pouco mais de trabalho, mas ganhará uma boa soma de experiência para os dois chars, se estiver com o HP cheio, aperte X (Z) para ficar em Auto-Battle. Bem, siga o caminho principal indicado no mapa acima para chegar no final da caverna. Enquanto você anda, em cada parte da caverna, você verá algumas cutscenes. Os cavalheiros de Baron ouvirão vozes na caverna: Voltem! Saiam Daqui! Saiam Agora ou sofram as consequencias! Não tenha medo, sigam frente. Quando estiver quase no final do mapa, ouvirá a mesma voz, dizendo: VOCÊS ESCOLHEM IGNORAR MEUS AVISOS? Escolha a opção Yes, você irá enfrentar o seu primeiro BOSS.

BOSS: Mist Dragon

COMO DERROTAR: Ele não é tão complicado de derrotar. Ele é fraco contra DARK, ou seja, os ataques de Cecil fazem mais efeito. Se estiver com bastante HP, use a habilidade Dark, do Cecil, para causar dano maior. Com Kain, use a habilidade Jump. Agora, temos um pequeno obstáculo: Quando você tirar uma certa quantidade de HP dele, ele vai se tranformar numa névoa. NÃO ATAQUE-O quando ele estiver nesta forma, porque senão ele dará um contra-ataque muito forte: Freezing Mist. Fique esperando,se estiver com pouco HP, cure-se com Potion, quando ele assumir a forma de dragão novamente, continue atacando. Repita o processo até ele morrer.

Depois do serviço feito, siga para a saída da caverna, você completará o mapa e ganhará 5x Potion. Você estará num caminho único até a vila próxima. Antes de entrar na vila, salve o jogo e retire todo o equipamento de Kain. Quando entrar na vila, verá outra cutscene. Lembra do Carnelian Signet, o anel que recebeu do rei? Ela vai se abrir na vila e várias Bombs (monstros em forma de bomba) irão sair dela. A vila toda vai pegar fogo. Cecil ficará muito chocado com a atitude do rei de mandá-lo fazer isso. Depois, ele verá uma menina chorando ao lado de uma mulher morta. Ela dirá que mataram o dragão dela e por isso ela morreu. Essa não! Seus heróis mataram o dragão dela. Kain vai descobrir que essa era a intenção do rei: Matar a Summoner (Invocadora) que protegia a vila de Mist. Ele dirá que, como mataram a mãe, deveriam matar a filha também Cecil não vai permitir, pois ela é só uma garotinha e ele não iria mais obedecer as ordens do rei se fosse para matar mais pessoas. Kain, na sua ignorância, queria apenas honrar seu nome perante ao rei e matar a menina, mas ele diz que está do lado de Cecil e o ajudará a se opor ao rei corruptor, unindo mais aliados. Mas para isso, eles resolvem fugir da vila, que já está em chamas, mas antes, Cecil se lembra da menininha. Os dois se aproximam dela, mas ela se recusa, fica com raiva deles por terem matado sua mãe e sai correndo. Eles correm atrás dela para levá-la a força, mas ela dá um grito: ME DEIXEM!! EU ODEIO VOCÊÊÊÊÊS!!!!!!!! Um enorme brilho aparece em volta dela, assim, você estará em outra batalha. Nesta batalha, a menina irá invocar um monstro chamado TITAN, causando um enorme terremoto. Depois desta cena, Cecil aparecerá num terreno, junto com a menina desmaiada. Kain terá desaparecido. Ele resolve então levar a menina para uma vila mais próxima.

E agora? Por que o rei mandou Cecil fazer isso? O que está acontecendo com ele? Será que a menina irá se enraivecer novamente e chamar outo monstro quando acordar? Que rumo cecil tomará agora? Essas perguntas serão respondidas em breve na PARTE 2, aguardem!!

FIM DA PARTE 1

Detonadores de JogoS - Todos os direitos reservados

0 / 0
heitor00888 em 08/07/2011 17:20
rum
0 / 0
Sora em 28/03/2011 17:12
Quando estiver imagens quebradas mande nos editarmos novamente o post para que fique completo!
0 / 0
Édi_rpg em 09/03/2011 10:25
E nós, rumo ao Everest.
0 / 0
Rpg_Xpert em 02/03/2011 12:35
Troqui disse:
Nota: Algumas imagens foram retiradas do post, pois estavam quebradas. (sapo amarelo do Imageshack)
Ah, sem problema, dá pro pessoal saber as infos dos monstros através da opção "Bestiary". Esta opção será explicada melhor na PARTE 2, em breve ^_^
0 / 0
Troqui em 02/03/2011 11:36
Nota: Algumas imagens foram retiradas do post, pois estavam quebradas. (sapo amarelo do Imageshack)
1
Final Fantasy IV | Nintendo DS | 29/10/2013 17:45:21 0 / 0
Por: sergio sampa
Final Fantasy IV | Nintendo DS | 03/06/2013 17:26:15 0 / 0
Por: Rpg_Xpert
Final Fantasy IV | Nintendo DS | 10/06/2011 10:50:49 0 / 1
Ficha técnica
Gênero:
RPG
Lançamento:
22/07/2008
Desenvolvedor:
Square Enix
Distribuidor:
Square Enix
Plataforma(s):
DS
Em busca de poder, o reino de Baron sai em busca dos cristais místicos e Cecil Harvey fará grandes descobertas sobre seu passado.
n/d
8.7
Quem já curtiu isso