Review Completo de "Final Fantasy IV"

Por: Rpg_Xpert
Final Fantasy IV | 01/02/2011 15:11:37 1 / 0

"Final Fantasy IV". Está aí um dos RPGs da série mais marcantes e famosos, principalmente porque nos anos 90 ele foi o primeiro da série que adaptou-se para a plataforma Super Nintendo, trazendo mais personalidade aos personagens, mais cores, movimentos e histórias emocionantes. O game fez tanto sucesso e deixou tanta saudade que nos gamers que a Matrix Soft e a Square Enix fizeram um Remake totalmente novo e em 3D, como fizeram com FF III. (comparem depois na apresentação dos personagens)

Na versão dos Estados Unidos, esse game ficou conhecido como "Final Fantasy II", porque a Square lançou uma versão de teste para SNES ("Final Fantasy - Mystic Quest") e esse foi considerado o segundo da série, porque era o segundo game para o Super Nintendo. Porém, como a Square queria uma série contínua, mais pra frente eles mudaram pra ser o 4°, por isso, se você tiver um emulador de SNES e encontrar lá "FF II" e "FF IV", os dois vão ser iguais por causa dessa confusão da empresa Nintendo. Como vimos nas séries anteriores, cada "Final Fantasy" trazia algo inovador, e esse novo game da série também não poderia ficar para trás. Nesse RPG, pela primeira vez, os personagens já vêm com as suas habilidades definidas e o interessante é que cada um tem, pelo menos um tipo de ataque diferente do outro, além de armas e armaduras diferentes e poderes marcantes.

A versão mais nova de Nintendo DS tem mais sistemas novos, permitindo até que sejam dominados monstros e que você tenha as habilidades deles (existem alguns ataques dos monstros que são até mais legais que os dos personagens. E essa nova versão está disponível também pra download grátis pra PC). A Square também ultrapassou as fronteiras, pois, em vez da história se limitar a apenas um mapa do mundo do jogo, foram feitos 3 mapas, ou seja, 3 mundos pra visitar, tornando o jogo mais duradouro e viciante.

"Final Fantasy IV" conta mais uma vez com a famosa busca pelos cristais da luz e da escuridão, mas com uma história totalmente diferente, porém, na épica idade média inventada pela Squaresoft, com máquinas modernas e as Airships (navios voadores). A história já começa com o protagonista do jogo, o Cavaleiro Negro CECIL, no qual acabou de fazer um roubo do cristal de Mysidia, a cidade dos magos. O rei de Baron é quem pediu pra fazer tal ato, o qual Cecil não queria. Cecil começa a questionar o rei quanto a este roubo, então o rei proíbe Cecil de continuar na força aérea de Baron e é mandado pra uma missão secreta com seu amgigo Kain, um Dragon Knight. Mal sabe ele que o mal está dominando por trás de tudo isso e ele, sem saber, está ajudando. Durante essa missão secreta, Cecil vai descobrir muitas coisas, como o seu passado verdadeiro; quem está por trás das maldades do rei de Baron; e vai conhecer novas pessoas que vão lhe ajudar, como a inocente Summoner Rydia, sua amada mulher Rosa, além do apoio de Cid, o construtor das Airships e a mais importante: a ajuda de Fusoya, um velho de uma antiga e moderna raça alieníngena chamada Lunarian, na qual perdeu a morada no seu planeta natal e resolveu morar na lua da Terra.

Um desses lunarians é o vilão da história, chamado Zemus, no qual quer conquistar o poder de todos os cristais da Terra e dominar o universo. Esse vilão contará com a ajuda de reis maldosos da Terra e com 4 cavaleiros elementais que vão te atormentar várias vezes durante o jogo. Mais pra frente, quando Cecil e outros amigos começam a descobrir a verdade a respeito de Golbez, um dos vilões principais, descobrem os planos terríveis de Zemus através do aparecimento de Fusoya, Cecil (você, é claro!) descobrirá a sua verdadeira origem, verá que um cavaleiro negro não é sua verdadeira identidade, mas sim um guerreiro de luz, assim como seu desconhecido pai foi (você vai ficar surpreso quando descobrir de onde Cecil surgiu!), além de seus amigos que vão desvendando a verdadeira natureza de seus poderes, que nem a Summoner (Invocadora) Rydia, que irá conquistando o poder de mais Summons nessa aventura, o ninja Edge descobre seus verdadeiros jutsus, enfim, todos vão se descobrindo.

Agora se você quiser saber no que vai dar esta história toda, não perca a chance de jogar "Final Fantasy IV"! Veja a apresentação dos personagens. Compare a forma deles na versão antiga e na versão nova de Nintendo DS da Square Enix.

CECIL HARVEY

Ele começa o jogo como um cavaleiro Negro (Esquerda), tendo a habiliade de manejar espadas negras e tenebrosas, além de ter uma arrepiante habilidade de chamar ondas obscuras, sacrificando parte de sua vida (no caso, o HP). Mais pra frente, ele se torna um Paladino (esquerda), onde passa a ser um guerreiro de luz e sendo um protetor, tendo certeza de que usaria seus poderes para o bem.

Ele foi adotado pelo rei de Baron, se tornou melhor amigo de Kain e se apaixonou pela maga branca Rosa, além de se tornar o comandante da força aérea de Baron. Ele terá muitas novas descobertas durante sua viagem em busca da salvação da Terra, também descobrirá seu passado desconhecido (não vou falar, vocês vão ter que jogar!!)

KAIN HIGHWIND

Kain exerce a profissão de Cavaleiro Dragoon ou Lancer. Ele é o melhor amigo de Cecil e Rosa e também nasceu em Baron, sendo um filho de uma das pessoas mais nobres do reino. Ele se torna, aos 21 anos, capitão dos Dragoons, sua posição só era inferior a de Cecil. Kain começa a sentir inveja de Cecil por ele ser o mais respeitado pelo rei e por Rosa amar a ele, não a Kain. Por isso, ele começa a desenvolver um lado negro, que vai trazer séria consequências em sua consciência e o fará ser facilmente um fantoche de Zemus. Mas quando ele entrar definitivamente no seu time, sua habilidade Jump será uma arma poderosa contra seus inimigos.

ROSA FARREL

Melhor amiga de Kain e apaixonada por Cecil. Ela é uma excelente arqueira do reino de Baron, mas quando Cecil entrou na cavalaria, ela entrou na sociedade dos magos brancos para que ajudasse seu amor nas batalhas. Mesmo ele se tornando um tenebroso cavaleiro negro, ela continua o amando, tanto que quando ele é mandado para uma missão na terra e Mist, ela o segue, mesmo correndo perigo. Ela é uma mulher que faz de tudo pra ter o amor pleno de Cecil.

CID POLLENDINA

Ele é o maquinista da turma e o cara que inventou as Airships através dos estudos de livros antigos abandonados pelos Lunarians, deixados em Mysidia. Cid é como se um fosse um parente querido para Cecil, Kain e Rosa, pois cuidou de ambos desde pequenos. Ele é um cara bem enérgico, apesar da meia idade. Ele será uma das peças fundamentais na salvação da Terra com suas monstruosas naves voadoras militares que construiu.

 

RYDIA

Está aqui a minha personagem favorita do jogo. Rydia é a Summoner e a Maga negra definitiva do grupo, com certeza é a mais poderosa de todos. Rydia vive na cidade de Mist, lugar onde moram pessoas que invocam monstros de um mundo subterrâneo. Infelizmente, o povo de sua vila acaba morrendo devido à um ataque que Kain e Cecil fazem à vila, sem saber o que estavam fazendo. Então Rydia é a única Summoner que resta no mundo. Mais pra frente, ela entende que Cecil foi enganado e ajuda ele. No começo do jogo ela é apenas uma criança de 7 anos e invoca apenas um chocobo insignificante, mas, mais pra frente, quando ela é levada por Leviatan, ela reaparece como adulta com mais de 20 anos de idade. É que Leviatan a leva para a terra das invocações, onde o tempo passa mais rápido, mas ela aprende a verdadeira arte de usar Summons mais poderosos e usar mágicas destrutivas. Ela acaba se tornando uma mulher atraente e Edge acaba gostando dela. Ele fica flertando ela todo o tempo.

EDWARD GERALDINE (EDGE)

O ninja do seu time. Suas habilidades de roubar, jogar armas e seus Ninjutsus vão ser de grande ajuda para seus heróis. Edge é o príncipe do reino de Eblan, um reino formado por ninjas. O reino de Edge é atacado por um dos guerreiros elementais de Zemus, o de fogo, que se chama Rubicante. Edge vai atrás dele em busca de vingança do seu reino, mas aí ele conhece Cecil e descobre que Rubicante está envolvido no mesmo assunto de interesse de Cecil, então se une ao grupo. Ele se apaixona por Rydia e flerta várias vezes no jogo. Ele é um jovem bem energético, mas governa muito bem seu reino.

TELLAH

Tellah é o mago negro e o senhor mais sábio de mysidia. Depois de um acidente, ele foge da vila dos magos, para de usar mágicas e esquece como usar as mais poderosas. Ele tem uma filha chamada Anna, que se apaixona por Edward Von Muir, o bardo do jogo, e foge com ele para o reino de Damcyan, onde Tellah vai atrás em busca dela, pois ele é um pai super-protetor. Mais pra frente no jogo, Anna morre, então ele se une temporariamente no seu grupo para se vingar de Golbez e passa a ter raiva de Edward, mas depois ele perde-o, pois percebe que a culpa não foi do rapaz. Tellah é um dos velhos mais teimosos da série Final Fantasy que eu já vi!!

EDWARD CHRIS VON MUIR

Esse personagem é um bardo e o príncipe que nasceu em Damcyam, um reino que fica no deserto, onde tem um monte de viajante e comerciantes.Edward não é muito interssado na futura carreira de rei, então vive perambulando pelo reino contando histórias e tocando harpas e violões. Quando ele tenta fugir uma vez do castelo de Damcyam, ele conhece Anna, filha de Tellah e se apaixona por el. O velho não aprova o namoro dos dois e eles fogem. Quando Anna morre, ele decide se unir com você na luta contra Golbez e Zemus, embora ele se lamente pela morte de sua amada, ele vai ficando mais forte e também é perdoado por Tellah.

YANG FANG LEIDEN


Yang é um monge chefe que vive no reino de Fabul. Os monges da história usam seus próprios corpos como armas letais. É ele quem lidera a força militar dos monges e também tem uma família (esposa e filha). Ele vive num reino pacífico e neutro, mas os monstros de uma montanha atacam sua cidade e matam seus melhores monges. Yang só consegue sobreviver porque Cecil consegue ajudá-lo, por isso se torna um grande amigo dele, na batalha contra as forças malignas de Golbez e Zemus.

PALOM E POROM

Palom (esquerda) é o irmão gêmeo de Porom. Os dois são iguais aos irmãos da realidade: se matam de brigar, mas não se largam. Ela é aprendiz de mágia branca e ele de negra. Os dois praticam artes opostas, mas quando unem seus poderes, deixa qualquer super mago no chinelo. Porom é bem mais madura que seu irmão, e quase toda vez ela tem que mantê-lo na linha pra que ele não apronte suas traquinagens. Quando Cecil chega em Mysidia, os dois são mandados para acompanhá-lo até a montanha sagrada para ajudá-lo a se tornar Paladino. Mas, além de ajudar Cecil, os dois se tornam grandes amigos e aliados dele.

FUSOYA

Fusoya é o guardião de todos os lunarians que adormecem no interior da lua, e é irmão de Kluya, o pai de Cecil e Golbez (isso mesmo, você tem que jogar o jogo pra saber mais sobre essa emocionante história!). Ele é quem conhece toda a história da tecnologia da Terra, sabe tudo sobre os planos de Golbez, sobre os cristais da luz e escuridão e conhece todas as mágicas, até a destrutiva mágica Meteor (não se preocupe, a poderosa Rydia aprende essa técnica depois que ele sair do grupo). Ufa! São muitos personagens, né? Mas todos eles vão passar pelo seu time nesse jogo. Alguns vão ficar temporariamente, mas pode ter certeza que os definitivos que vão te acompanhar até o final dessa história são Rydia, Rosa, Edge, Kain e como o principal do game, Cecil. Você vai gostar muito de "Final Fantasy IV", foram uma das melhores histórias já feitas pela Square e você vai ver que irá valer muito a pena jogar a versão nova em 3D para Nintendo DS.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Rpg_Xpert em 01/03/2011 10:32
Com certeza, troqui. Os caras da redação são demais!!!!
0 / 0
Troqui em 28/02/2011 17:42
Nós jamais mudamos o contexto, exceto quando não tem contexto nenhum, né? hehe. E se nós tiramos algumas imagens é porque elas estão em baixa resolução ou fora dos padrões de postagem. É tudo em prol do melhor entendimento de quem do leitor.

Podem ficar tranquilos. Nós só mudamos as coisas para melhorá-las
0 / 0
Rpg_Xpert em 25/02/2011 09:53
é verdade, além dela ter poderes brancos muito poderosos, ela tem ótimos ataques de arco e flecha, ela pode até ficar em back row que o dano é o mesmo.
Muito boa, s[o fica atrás da Rydia :P
0 / 0
Redman em 19/02/2011 22:33
Bom eu gostei, ficou legal mas tomara q não fiquem mexendo nas minhas matérias se não eu saio na hora do site.
Outra a Rosa Farrel é Muito foda
0 / 0
ejp9 em 19/02/2011 19:20

DESCULPA A SINCERIDADE, MAS É POR ISSO QUE NÃO ESTOU GOSTANDO DESTE SITE, ELES EDITAM DEMAIS E ACABAM TIRANDO OU ATÉ MESMO MUDANDO O CONTEXTO
0 / 0
Rpg_Xpert em 05/02/2011 12:53
Hummm, beleza, tiraram algumas imagens, mas ficou ótimo, valeu redação!!!!
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
Final Fantasy IV | Nintendo DS | 29/10/2013 17:45:21 0 / 0
Por: sergio sampa
Final Fantasy IV | Nintendo DS | 03/06/2013 17:26:15 0 / 0
Por: Rpg_Xpert
Final Fantasy IV | Nintendo DS | 10/06/2011 10:50:49 0 / 1
Ficha técnica
Gênero:
RPG
Lançamento:
22/07/2008
Desenvolvedor:
Square Enix
Distribuidor:
Square Enix
Plataforma(s):
DS
Em busca de poder, o reino de Baron sai em busca dos cristais místicos e Cecil Harvey fará grandes descobertas sobre seu passado.
n/d
8.7
Quem já curtiu isso
Estamos no Facebook