[Atualizado] Anonymous, SOPA, PIPA e a queda do MegaUpload

Enviado por: NUB
23/01/2012 10:45:25 5 / 0

Vamos entender como aconteceu, por que aconteceu e quem foi o verdadeiro responsável pelo fechamento do site MegaUpload.

Entenda o que é SOPA e PIPA e como elas podem afetar a sua vida. Também fique por dentro das conspirações e saiba o que o grupo hacker ativista conhecido como Anonymous está fazendo neste caso; ah, e veja o MegaUpload de volta à ativa!

Esta semana, todas as pessoas do mundo estão presenciando um marco da era digital que será lembrado por muito tempo. Esse marco é o caso que está ameaçando a liberdade de expressão virtual de milhões de pessoas ao redor do globo, e os principais causadores dessa "ditadura digital" são os projetos antipirataria SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act).

Porém, felizmente existem outras forças que estão agindo contra essa censura, e uma delas é o presidente norte-americano Barack Obama em defesa à democracia; a outra é o grupo hacker já citado (Anonymous). E não podemos nos esquecer também de Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web (www). Quer autoridade maior que o próprio "pai da web" se posicionando contra esse projeto de lei?

Ainda que existam tantas forças de oposição, o planeta já pôde ver a queda de um gigante dos downloads, o site MegaUpload, que foi fechado pelo FBI acusado de infringir leis antipirataria; os Estados Unidos usaram os projetos SOPA e PIPA como base para executar tal ação, e ainda prenderam Kim Dotcom, o criador do site de compartilhamento de arquivos em questão.

Outro fato é que nesta semana, no dia 18, os sites Wikipedia e Craigslist saíram do ar em protesto ao ato, voltando a funcionar normalmente apenas no dia seguinte.

Google, Facebook, Amazon e Twitter estão em protesto contra os projetos e se manifestam da maneira que podem, mas apesar de essas grandes empresas virtuais estarem contra, outros grandes nomes da indústria do entretenimento, que são constantes alvos da pirataria, estão dando total apoio para que essas leis entrem em vigor.

Umas dessas empresas é a Sony, que sofreu sérias ameaças do grupo ativista Anonymous, cujos integrantes foram responsáveis por derrubar os sites do FBI, Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Universal Music, da Associação de Filmes dos EUA e da Associação da Indústria Fonográfica do país.

Imagens do Twitter do grupo no momento em que seus integrantes divulgaram a ação.

Agora o site MegaUpload está de volta à ativa no seguinte endereço: http://109.236.83.66/ e, ao que parece, tem um dedo do Anonymous aí.

Barack Obama também fez sua parte para o seu país e vetou os projetos. Ainda não é algo cem por cento oficial, mas Obama se justificou dizendo que o projeto foi mal planejado, e que afeta direitos de circulação de informação que são um direito dos cidadãos americanos. Barack Obama tem levado sempre a vontade do povo como principal objetivo, e então vetou a ação de tal projeto com base na palavra da maioria (isso se chama democracia, viu Brasil?!).

A organização administrativa de Barack Obama pediu desculpas via blog oficial da Casa Branca por levar um projeto tão "mal planejado" para votação no congresso, e ainda disseram que não pretendem levar esse ou qualquer outro projeto do gênero adiante.

Agora entenda como isso afetaria sua vida se por algum acaso do destino fosse aprovado:

Já podemos começar falando do MegaUpload, que foi derrubado e te impossibilitou de fazer diversos downloads, sejam eles piratas ou não. Após isso, viriam outros sites como RapidShare, 4Shared e todos os sites que hospedam links de downloads que você conhece; imagens protegidas por Copyright seriam travadas e você nunca mais poderia salvar uma imagem que você gosta do seu filme preferido para ser o seu Wallpaper, e o Facebook iria se tornar tão limitado que perderia a graça.

O Google iria ter quedas drásticas, o Wikipedia seria fechado e os seus trabalhos acadêmicos seriam prejudicados, o Twitter iria ser algo indefinido e sem graça alguma, já que as informações e imagens com direitos autorais seriam bloqueadas.

Os sites iriam começar a ter endereços piratas que provavelmente iriam se modificar toda semana e você teria que ficar procurando os códigos certos para acessá-los. Resumindo, a sua liberdade na internet seria cortada em 90% e não haveria nada de interessante para fazer quando fosse se conectar na rede.

Apesar de Obama e Anonymous serem duas forças muito diferentes e não estarem trabalhando juntas, os dois estão lutando pela mesma liberdade, porém um com a justiça legal do país e o outro com ações ativistas ilegais que visam proteger o povo da opressão.

Espero que fique bem claro que tudo o que foi descrito aqui neste post é um reflexo de todas as informações coletadas em diversos sites de notícias nacionais e internacionais.

Ficaremos ligados em todos os acontecimentos seguintes e, se caso mais alguma coisa bombástica acontecer, fiquem tranquilos, pois vocês vão saber os detalhes.

[Atualizado]

O projeto foi arquivado no final da tarde desta sexta-feira (20) pelo Congresso norte-americano. O deputado republicano Lamar Smith, que escreveu a Lei, disse que levou em conta todas as críticas e por isso quaisquer considerações sobre o texto devem ser adiadas até que um amplo acordo para solucionar a pirataria on-line entre em pauta.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Megamanx em 24/01/2012 18:50
XUPA FBI BUCETA!
http://www.youtube.com/watch?v=tcwAz-QQKXI&feature=related
0 / 0
Megamanx em 23/01/2012 15:13
leøn disse:
KKKKKKKKKKKKK
tu gosta de imita os outros ne?
lol
dragu disse:
serio mano se esse projeto segui vo virar hacker me tornar um anonymous...
kkkkkkkkk
0 / 0
jujucarente em 23/01/2012 13:13
Fiquei sabendo que o Google tambem esta junto com a gente para parar o SOPA.

STOP SOPA!!
0 / 0
Tengri em 23/01/2012 11:06
Nós jovens não vivemos na ditadura, mas nós semo brabo se mexer com o que é nosso rapa!! ò.ó
0 / 0
Sora em 23/01/2012 10:31
Eu nunca fiz mau a ninguem pela net! Nunca utilizei de meus saberes para prejudicar ninguem mas se esse projeto for divulgado vou fazer jus a meu diploma de programador para derubar o que estiver na rede!
0 / 0
A em 22/01/2012 21:41
leøn disse:
KKKKKKKKKKKKK
tu gosta de imita os outros ne?
lol
dragu disse:
serio mano se esse projeto segui vo virar hacker me tornar um anonymous...
kkkkkkk,tudo bem que falei so de zuera,mas copia os otros??? pq???
0 / 0
Megamanx em 22/01/2012 21:28
KKKKKKKKKKKKK
tu gosta de imita os outros ne?
lol
dragu disse:
serio mano se esse projeto segui vo virar hacker me tornar um anonymous...
0 / 0
A em 22/01/2012 18:32
serio mano se esse projeto segui vo virar hacker me tornar um anonymous...
0 / 0
JT14 em 22/01/2012 16:25
SOPA e PIPA vs. EL MUNDO
0 / 0
Ramon Soares em 22/01/2012 16:06
"Os sites iriam começar a ter endereços piratas que provavelmente iriam se modificar toda semana e você teria que ficar procurando os códigos certos para acessá-los. Resumindo, a sua liberdade na internet seria cortada em 90% e não haveria nada de interessante para fazer quando fosse se conectar na rede."

Seria + facil google, facebook, twitter, tirarem o seus produtos/sites/etc de servidores no estados unidos n??? o conteudo do site esta sobe jurisdição do pais onde os "arquivos" estão.
0 / 0
Megamanx em 22/01/2012 00:15
se a pipa ou sopa seguir com esse projeto me junto ao Anonymous...
0 / 0
gamer14 em 21/01/2012 22:19
seria praticamente o fim da internet, o proximo passo seria horario limitado para uso, e para mais tempo concertesa seria nescessário o pagamento de alguma taxa, resumindo seria a oprexao nos tempos modernos
0 / 0
iv345543 em 21/01/2012 19:39
creio que vai ser o fim desses projetos...
são duas forças muito importantes...
o Obama, e anonymous!

porém, alguns dos grandes na politica vão ver mais oque:
a nossa vontade?
ou os bolsos deles mesmo?

qualquer coisa que aumente o lucro deles sera melhor pra eles...
se o projeto realmente entrar em ação, a pirataria iria diminuir de mais.
seriamos praticamente forçados a comprar coisas originais, onde que o imposto come solto.
assim é osso...
0 / 0
A em 21/01/2012 11:12
todos comigo! Anonymous! Anonymous! Anonymous!
0 / 0
GamerThuane em 20/01/2012 17:12
Oque vai ser de nós sem Google, Megaupload e mais importante ainda como vou pesquisar meu trabalhos na net sem a Wikipédia???
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Top Games
Estamos no Facebook