[Campus Party Brasil] A inovação do Game Mobile!

Enviado por: Lucas Vinicius
07/02/2012 20:35:18 #Campus Party #Games Mobile 2 / 0

Com a evolução dos portáteis como celulares, tablets e smartphones, a indústria do videogame teve que se adaptar criando jogos que podem ser jogados em qualquer lugar, como ônibus, filas de espera, ou até no trabalho.

O que no começo era apenas para diversão nos momentos chatos e tediosos, agora virou uma mina de ouro principalmente para desenvolvedores independentes.

Aqui na Campus Party Brasil 5, tivemos uma palestra com André Santee, diretor técnico da Blackdog Studio e criador da engine Ethanon, mostrando as etapas de criação de um mobile game, desde a elaboração do roteiro até a divulgação e comercialização do jogo.

Os primórdios...

O primeiro aparelho portátil a ter jogos foram as calculadoras programáveis, especialmente calculadoras gráficas como a HP-48 e TI-82, mas o primeiro jogo criado exclusivamente para portáteis foi o Snake, da Nokia, em 1997, colocado em apenas alguns celulares. Desde então é o jogo mais jogado no mundo e faz parte de mais de 350 milhões de aparelhos pelo globo.

Com a tecnologia cada vez mais avançada dos celulares e a criação dos smartphones e tablets, esses aparelhos começaram a fazer parte da vida das pessoas de tal maneira que hoje em dia é quase impossível imaginar sair de casa sem eles.

Pensando nisso e em como as pessoas gostariam de passar seu tempo ocioso, os desenvolvedores de games descobriram o ramo dos jogos portáteis, que se mostrou extremamente lucrativo.

A inovacão chegou com tudo

Com os celulares virando não só um aparelho de comunicação mas também de diversão, a Sony pensou no Xperia Play, um aparelho que é um celular e um console portátil ao mesmo tempo, perfeito para quem gosta de jogar o tempo todo. Fechado, ele parece um celular touch como qualquer um, mas virando na horizontal e puxando seu teclado se tem um console portátil que não perde para nenhum outro.

O jogo Angry Birds é um ótimo exemplo de como é possível transformar um game independente em uma marca super lucrativa. Disponível para PC, PSP, PlayStation 3, Android, Iphone, Ipad, Ipod Touch, Google Chrome e Google Plus, já vendeu mais de 250 milhões de cópias e não para de crescer.

Suas últimas novidades são o jogo Angry Birds para Facebook, uma versão em homenagem aos roqueiros do Kiss e até um filme com os famosos passarinhos, pensado e fechado pela Marvel. A famosa Zynga tentou comprar a Rovio (dona do Angry Birds), mas seu criador disse que, a não ser que alguém ofereça mais de um bilhão, não venderá a empresa.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
MrGame em 08/02/2012 13:27
Xperia está se saindo melhor que o Vita.
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Top Games
Estamos no Facebook
Quem já curtiu isso