Como funciona um PS3?

Enviado por: NUB
14/03/2012 09:52:18 1 / 0

Você faz ideia de como um PlayStation 3 funciona? Sabe o que acontece dentro dele quando você está jogando? Se não sabe, está afim de saber?

Então hoje é o seu dia de sorte, pois vamos explicar em detalhes tudo o que acontece, para que você consiga jogar seus games prediletos sem perder o sono.

A Sony projetou o PlayStation 3 para ser mais do que um console de videogame, e foi realmente bem-sucedida nesse plano. Ele comporta todos os tipos de diversões digitais como vídeos e músicas em vários formatos e é basicamente um computador de entretenimento de uso caseiro.

Esse computador possui uma CPU especialmente projetada, chamada de processador celular, que foi construído pela Sony em conjunto com a Toshiba e a IBM. O processador celular é expansível para diferentes necessidades de desempenho. O que é usado no PlayStation 3, por exemplo, coloca 234 milhões de transistores em uma única cunha, que são uma média de 30 milhões a mais do que em um processador Dual Core de PC, e se caso você não souber o que é um transistor, clique aqui e saberá. Mas hoje em dia já temos o Intel Core i7, que é o melhor processador doméstico do mercado e possui 6 núcleos de processamento.

Como funciona o processador do PS3

O Cell é composto por vários núcleos de processamento, um desses núcleos usa a mesma tecnologia PowerPC encontrada nos processadores IBM que movem estações de trabalho da Apple como o Mac G5. Esse núcleo PowerPC serve de gerente e determina o que cada um dos núcleos especiais, os chamados SPEs, devem fazer.

A carga de trabalho do console passa pelo núcleo PowerPC. O núcleo então avalia o trabalho a ser feito, observa o que os SPEs estão processando e decide como melhor distribuir a carga de trabalho para alcançar a máxima eficiência. O número correto de SPEs é oito, mas uma delas é inativa, pois os processadores são fabricados em lotes, e existe uma taxa de defeito na fabricação, que pode ser nos núcleos SPE ou nos caches integrados nesses núcleos. Em uma linha de produção, é comum que alguma parte do processador acabe saindo com defeito, e isso acontece em vários tipos de produtos desse nível.

O que as empresas resposáveis costumam fazer é cortar a parte defeituosa e vender o produto como se ele fosse de um nível mais baixo daquilo que ele foi fabricado para ser, como por exemplo um processador de 4 núcleos com um deles com defeito, é vendido como de 3 núcleos, ou de 2 núcleos e assim sucessivamente.

Os gráficos do PlayStation 3

Considerando que os gráficos são muito importantes para os consoles desta geração, existem microprocessadores dedicados somente à criação e exibição de gráficos. Esse processador é chamado de Unidade de Processamento Gráfico (GPU). E o PlayStation 3 possui uma GPU que foi criada especialmente para ele, a RSX.

A Sony projetou o RSX em conjunto com a Nvidia, que é conhecida por fabricar excelentes placas de vídeo. O RSX é baseado na tecnologia de gráficos Nvidia's GeForce e é um chip gráfico de 550 MHz e 300 milhões de transistores.

Diferentemente da GPU no Xbox 360, o RSX é construído de forma tradicional e com vertex e pixel shader independentes um do outro. Os shaders são programas de computador que determinam a aparência final do que você vê na tela, e deixam o game mais bonito por assim dizer; além disso, com uma saída HDMI, o PS3 comporta resoluções que vão de 480i até 1080p.

Esse leitor de Blu-Ray parece até tecnologia alienígena.

O Blu-Ray

Ao contrário dos DVDs atuais, que usam um laser vermelho para ler e gravar os dados, o Blu-ray usa um laser azul. Esse laser possui menor comprimento de onda (405 nanômetros) do que um laser vermelho (650 nanômetros).

O feixe menor focaliza com mais precisão, o que possibilita a leitura de informações gravadas em cavidades com apenas 0,15 mícron (1 mícron = 1 milionésimo de metro), o que é mais de duas vezes menor do que as cavidades em um DVD. Além disso, o Blu-ray reduziu o passo da trilha de 0,74 mícron para 0,32 mícron. O conjunto de cavidades, feixe e passo da trilha menores capacitam um disco Blu-ray de camada única a guardar mais de 25 GB de informação, cerca de cinco vezes que em um DVD.

Cada disco Blu-Ray tem aproximadamente a mesma espessura (1,2 milímetro) que um DVD. Mas os dois tipos de discos armazenam dados de modo diferente. Em um DVD, os dados são colocados entre duas camadas de policarbonato, cada uma com 0,6 mm de espessura.

Ter uma camada de policarbonato sobre os dados pode causar um problema chamado birrefringência, no qual a camada reflete a luz do laser em dois feixes separados, e se a divisão do feixe for muito ampla, o disco não poderá ser lido, o que causa o famoso "vish, travou!".

Como o Blu-ray lê os dados

O disco Blu-ray supera as questões quanto à leitura do DVD ao colocar os dados na parte superior de uma camada de policarbonato de 1,1 mm de espessura. O que evita bastante o travamento e problemas de leitura. Além disso, com a camada de gravação situada mais próxima da lente objetiva do mecanismo, o problema de inclinação do disco é virtualmente eliminado.

Além disso, eles vêm equipados com um sistema de criptografia segura, uma ID exclusiva que protege contra a pirataria de vídeo e a infração aos direitos autorais que apenas os Blu-Ray possuem, por isso não existem jogos falsos de PS3 em nenhuma hipótese.

O Blu-ray tem uma taxa de transferência de dados mais alta, que é de 36 Mbps, bem mais do que os DVDs de hoje, que transferem a 10 Mbps. Um disco Blu-ray pode gravar 25 GB de material em pouco mais de uma hora e meia.

Com isso você já sabe como as partes principais de um PS3 funcionam, então, toda vez que você ligar o seu console, lembre-se que está ligando um objeto de extrema tecnologia e que possui tudo isso que acabou de ler dentro daquela capa de plástico. Boa diversão!

FONTE: www.howstuffworks.com

Bônus

Nem ligo para tecnologia!

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Renato12 em 27/06/2012 08:48
MrGame disse:
Esse post devia entrar no "Manual de Instruções" do PS3. E deveríamos fazer isso nas aulas de ciências, dissecar videogames!
Quem dera...
0 / 0
COevil em 18/03/2012 22:28
MrGame disse:
Esse post devia entrar no "Manual de Instruções" do PS3. E deveríamos fazer isso nas aulas de ciências, dissecar videogames!
Concordo
0 / 0
david-nes em 13/03/2012 21:48
nossa olha qe eu nem tenho ps3 i to empressionado...
+PELO AMOR DE DEUS EU QE TO QERENDO O PS3 AKI E O CARA SIMPLESMENTE:QUEBRA,DESTRÓI,DESINTEGRA DESTROIIII O PS3 PO SE ELE Ñ QERIA O PS3 PODIA TER ME DADO >:(
0 / 0
czmauricio20 em 13/03/2012 20:52
MrGame disse:
Esse post devia entrar no "Manual de Instruções" do PS3. E deveríamos fazer isso nas aulas de ciências, dissecar videogames!
kkkkkk isso ai
1 / 0
MrGame em 13/03/2012 14:56
Esse post devia entrar no "Manual de Instruções" do PS3. E deveríamos fazer isso nas aulas de ciências, dissecar videogames!
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Top Games
Estamos no Facebook
Quem já curtiu isso