Como surgiu a Nintendo

Enviado por: NUB
31/01/2012 12:48:33 1 / 0

Veja como foi que surgiu a Nintendo, e dê uma olhada no que ela fazia antes de produzir consoles e games de sucesso.

Conheça os primeiros passos desta visionária empresa e veja a sua ascensão nos primórdios da popularização dos games.

A palavra Nintendo é um provérbio japonês: "Deixe o Destino para o Céu". Esse nome tem a intenção de dar um sentimento de superioridade ao consumidor e ser uma forma de propaganda e marketing cujo objetivo é comparar a Nintendo a uma "bênção divina". A empresa foi criada por Fusajiro Yamauchi em 1889 e seu produto principal eram cartões artesanais de um tipo de baralho tradicional do Japão chamado Hanafuda.

Baralho de Hanafuda da Nintendo completo

Em 1950, Hiroshi Yamauchi, bisneto de Fusajiro, fez uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com Mickey e sua turma. Já na década de 1960, Hiroshi Yamauchi tentou obter sucesso em outras áreas e fundou uma rede de TV, uma companhia alimentícia -- que tentou vender arroz instantâneo no estilo do conhecido Miojo -- e até mesmo motéis.

Mas Hiroshi conseguiu foi falir todas elas e, ainda por cima, após as Olimpíadas de Tóquio a venda de baralhos diminuiu, quase levando a Nintendo inteira à falência. Na década de 1970, a empresa começa a perder mercado para fabricantes de jogos eletrônicos, como a Bandai e Atari, e entra definitivamente neste ramo com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos equipados com uma tela de cristal líquido, chamados Game & Watch, que foram os primeiros portáteis. O então criador Gunpei Yokoi daria início à era digital da empresa que prosseguiria ao longo das décadas de 1970 e 1980, com a fabricação de fliperamas.

Game & Watch do Donkey Kong; para quem não sabe, o Nintendo DS foi inspirado neste console antigo da própria Nintendo

Foi aí que Shigeru Miyamoto, designer que trabalha na Nintendo desde 1977, foi chamado para criar um jogo que pudesse usar os gabinetes do malsucedido Radar Scope, que era bem parecido com Space Invaders. Miyamoto, que não entendia nada de tecnologia, criou um game sobre um marceneiro -- isso mesmo que você acabou de ler -- chamado Jumpman, que salvava sua namorada de um gorila descontrolado.

Donkey Kong, lançado em 1981, foi um sucesso, e revelou dois personagens: o próprio Donkey Kong, e Mario, que se tornaria mascote da empresa e iria se firmar como encanador de fato apenas alguns anos depois. Após outros games bem-sucedidos, como Donkey Kong Jr. e Mario Bros., a empresa resolveu investir pesado em um console que chegasse dentro das casas das pessoas.

Surge o Famicom (Family Computer), lançado no Japão em 1983 e também nos Estados Unidos em 1985 com o nome NES (Nintendo Entertainment System). O NES é apontado por "salvar" a indústria dos videogames, que tinha entrado em colapso no ano de 1983: cerca de 60 milhões de unidades desse aparelho foram vendidas.

Com as grandes vendas deste console e dos jogos Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Metroid e Kid Icarus, a Nintendo torna-se definitivamente líder mundial e transforma-se em símbolo de toda uma geração. Nessa época, muitas pessoas não usavam o termo "console" e preferiam se referir ao aparelho simplesmente como "Nintendo".

O resto da história você já sabe; então agora é só esperar pelo Wii U e ver o que mais a Nintendo tem para nós.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
czmauricio20 em 05/02/2012 13:28
legal
0 / 0
NUB em 01/02/2012 09:15
Esse Famicom japonês parace uma nave espacial... '-'
0 / 0
Renato12 em 01/02/2012 08:56
De baralho para games... estranho...
0 / 0
MrGame em 31/01/2012 13:29
Se a Nintendo não passasse a investir em tecnologia, ia ser uma falida fábrica de baralhos...
Wait....Investir em tecnologia, ficar multimilionário...
Semelhança com "Portal"?
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Top Games
Estamos no Facebook
Quem já curtiu isso