"Domingos de Corrida - Top Gear"

Enviado por: sergio sampa
04/04/2011 14:41:59 3 / 1

Uma matéria superinteressante sobre um dos maiores clássicos dos jogos de corrida. Trata-se do primeiro "Top Gear", lançado para Super Nintendo há 19 anos.

O crédito da matéria vai para um amigo, o Marcos Murad. Sem falar muito sobre jogabilidade e termos técnicos, ele aborda uma outra visão do clássico. ..."Burn rubber"!

Pra quem não sabe, eu sou um aficcionado por carros, automobilismo e games de corrida em geral. Ano passado eu tive a ideia de criar este espaço todo domingo em que houvesse corrida da Fórmula 1, e o domingo de estreia seria o do dia 25/07 após o GP da Alemanha.

Infelizmente, naquele GP a Scuderia Ferrari fez questão de mostrar mais uma vez por que é a equipe mais suja do grid, Fernando Alonso o mais safado e supervalorizado piloto da história da F1 e Felipe Massa o bambi mais covarde e escroto que o automobilismo nacional já produziu.

Como eu fiquei muito puto com toda aquela merda que fizeram e porque eu acho que nem o game mais porco e mal-acabado já produzido do gênero merecia ser relacionado com aquele acontecimento grotesco, acabei engavetando a ideia.

Mas me animei novamente, gostei da corrida dessa madrugada, acho que estava esperando um pouco mais dela, mas no fim das contas o saldo foi bem positivo e com algumas boas surpresas! Austrália é sempre um GP legal, e esse não fugiu à regra.

Para começar eu acho que não poderia haver uma escolha mais óbvia do que este que é considerado um dos grandes ícones dos games de corrida: "Top Gear".

Ele era considerado o melhor game de corrida de 9 em cada 10 jogadores. Isso pode ter mudado um pouco nos últimos tempos, ainda mais com boa parte dos gamers do atual cenário mundial serem da geração "preisteition", mas ainda assim "Top Gear" continua sendo unanimidade para muitos e em alguns aspectos ainda é insuperável.

Pra mim ele só foi superado como o melhor game de corrida por "Gran Turismo 2". Ainda assim, em certos elementos ele ainda é imbatível, já que, apesar de ser um game de corrida, não dá para colocá-lo no mesmo subgênero de "Gran Turismo".

Falar das qualidades do game é chover no molhado. Tinha ótimos gráficos para a época, uma das melhores trilhas sonoras que eu já vi nos videogames e, principalmente, a gigantesca diversão que ele proporciona, até hoje nunca igualada por nenhum game de corrida que eu já tenha jogado (e, acredite, eu já joguei muitos).

Mas eu não vou ficar falando sobre os aspectos técnicos do game, fazendo análise ou até um review. Como eu disse lá no post inaugural, esse não é o propósito do +1BG. Eu procuro sempre postar curiosidades e notícias interessantes, sem encher o blog com coisas trivias facilmente encontradas pela net. Se quiser uma avaliação do game basta visitar alguns dos parceiros que eu recomendo ali do lado, provavelmente a maioria já vai ter falado alguma coisa deste clássico. A Game Sênior nº1, por exemplo, traz uma matéria muito legal do jogo.

Como eu disse, meu foco são coisas legais que talvez você não saiba a respeito do game, e o mesmo tem muitas curiosidades. Vamos a elas:

Pouca gente sabe, mas os carros de "Top Gear" além de terem formas baseadas em modelos reais (podemos identificar facilmente linhas de Ferrari, Nissan e Honda) também possuem nomes. São eles:

Cannibal (vermelho)

Weasel (azul ciano)

Razor (roxo)

Sidewinder (branco)


Nos primeiros games da série "Need for Speed", sempre havia um competidor controlado pelo computador que se destacava dos demais, seu nome era Razor, não se sabe se é uma referência a "Top Gear", mas se tiver a oportunidade de jogar o NFS original do 3DO (só esse mesmo, porque o resto da série é puro lixo), não deixe de reparar.

Existe um mito que diz que o melhor carro é o branco. No começo eu até achava isso, mas, depois que você joga muito o game, percebe que o Sidewinder é para noobs. Uma dica, se um dia for tirar um racha com alguém experiente no game e ele escolher o vermelho, tome cuidado.

Dê uma olhada na tela de options do game (essa aí acima), repare que existe uma foto do que parece ser um circuito de rua ao fundo. Quando eu jogava "Top Gear" sempre me perguntava que circuito seria esse. Um dia resolvi pesquisar pra ver se descobria de onde e de quando seria essa foto e me deparei com mais uma curiosidade: aparentemente não existe nenhum registro de nenhum circuito em nenhuma parte do mundo que se pareça com a imagem dessa foto. Especula-se que não se trata de um circuito, mas apenas de uma foto de uma rua qualquer, provavelmente do Japão. Se alguém tiver algum registro sobre isso me avise. Cotovelão bem ao estilo Tilke rsrs.

Muse e suas inspirações

A música de introdução do game é muito parecida com a música Bliss do grupo inglês Muse. Apesar de nada oficial, os integrantes da banda já declararam uma vez que muitas de suas composições têm inspirações nos games. Muitos ainda afirmam que boa parte das músicas das pistas do game possuem partes muito parecidas com outras músicas do grupo.

Confira uma comparação das músicas Bliss e de introdução do game:


Carros do "Top Gear" reais

O designer e artista Yoshinori fez algumas ilustrações usando fotos de alguns carros reais e programas de edição de imagem para termos uma ideia de como seriam os carros de "Top Gear" se estes existissem de fato. Confira o resultado:

Confira as imagens originais no blog do autor.

O bug da linha de chegada

Esse bug é interessante e já me tirou de alguns apertos quando era um jovenzinho noob e de pouca habilidade (mentira, eu sempre fui fodão nos games rsrs). Trata-se de um erro de programação que faz com que o game reconheça duas posições de chegada para o jogador. Funciona assim, na última volta, quando for terminar a corrida, bata no poste que sustenta a linha de chegada. O game reconhecerá que o carro cruzou a linha, porém o veículo voltará para trás com o impacto e, quando você cruzar novamente a linha de chegada, o game reconhecerá como se o jogador tivesse cruzado de novo, ficando com as duas posições e somando os pontos das duas.

Tocando "Top Gear"

Pra terminar, segue um vídeo "old but gold" de uma interpretação da clássica música da primeira corrida do game pelo músico Ozielzinho, tão boa e tão conhecida que já se tornou uma das maiores homenagens para esse game fantástico:

Matéria publicada originalmente no blog "Apenas + um blog de games (ou não)".

Um adendo do Sérgio Sampa:

Para quem não sabe, música de "Top Gear", em grande parte, é remix da trilha de um jogo de corrida para Amiga PC, o "Lotus Esprit Turbo Challenge". Algumas faixas podem ser ouvidas no vídeo abaixo:

PS: Não tenho nada a ver com o "Serjão" do título do vídeo...

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
marcela em 13/04/2011 14:43


num gostei só pq vc chamou o NFS de lixo X (
0 / 0
TheSilver em 07/04/2011 12:42
eu jogava tbm sembre batia nos otros carros ficava bravo e ia jogar super mario world
0 / 0
Cyber Dragon em 05/04/2011 18:33
Muito bom o game ... Se eu pudesse resgatava o meu velho amigo Super Nintendo e jogava além deste game , Donkey Kong : Country e Super Mario World
\o/
0 / 0
Rpg_Xpert em 05/04/2011 08:06
Com certeza, é o melhor, eu ainda tenho todos os Top Gear, eu curto bastante o primeiro e o Top Gear 3000. É verdade, a trilha sonora deste jogo é insuperável, não tem como competir! Alguns clássicos nunca serão superados, ele são bons e pronto!!!!
0 / 0
sergio sampa em 04/04/2011 16:14
LET HER RIP! ...EAT DIRT!
0 / 0
Mvx em 04/04/2011 16:09
Ixiii... joguei bastante esse jogo! ehhehe.. muito bom!
0 / 0
Tomorto em 04/04/2011 14:53
melhor game de corrida que ja joguei concerteza foi esse...
musiquinha do top gear mor pal de toca ela no anime hero
XD
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Top Games
Estamos no Facebook