Feira GameWorld 2011 - Cobertura gameLib

Enviado por: sergio sampa
18/03/2011 16:37:26 #Gameworld2011 3 / 1

Os três dias da Feira Gameworld (um dia só para a imprensa e dois abertos para o público) foram agitados, cheios de novidades, de gente e de filas.

Foram horas e mais horas de jogatina e de booth babes em tudo quanto é canto. Quer saber o que rolou após tantas horas de evento? Veja nossa análise!

Feira Gameworld

Podemos dizer que a feira evoluiu em relação ao ano anterior. Tivemos estandes maiores, maior número de novidades, o carro-chefe da feira chamado 3DS e uma versão beta de "Mortal Kombat" para testes mais completa que a versão disponível na PSN.

Em compensação, os estandes maiores diminuíram os corredores e ficamos afunilados, andando em passos curtos. Em defesa de alguns estandes, como o do Kinect, podemos dizer que a culpa de o estande ser maior é porque era preciso de um bom espaço livre para se jogar decentemente.

Provavelmente não esperavam que o evento fosse encher tanto, talvez por isso, ele foi dentro do Shopping Frei Caneca. Mas uma coisa é certa: no ano que vem os organizadores vão precisar fazer a feira em outro lugar, se quiserem acomodar as pessoas melhor, pois a tendência é sempre, cada vez mais, aparecerem mais pessoas.

  • Cosplayers profissionais, no estande da Level Up!

Evento Pago

Não entendo. Neste ano a Feira Gameworld foi paga, no ano passado foi de graça e desta vez estava muito mais lotada do que no ano passado. Será que as pessoas dão mais valor quando o evento é pago? Ou foi o evento deste ano que teve mais divulgação?

Estivemos na feira no sábado e domingo. Nos dois dias ocorreram quase as mesmas coisas, com a diferença de que no domingo tivemos a final do concurso de cosplay, em que participaram os finalistas dos dois dias.

Campeonatos

Vários campeonatos rolaram. No estande da Saraiva tivemos campeonatos de "FIFA" e "Marvel vs. Capcom 3", o vencedor ainda podia levar prêmios. Eu participei do campeonato de "Marvel" e cheguei à semifinal, mas o nível do pessoal de lá já era bem alto e acabei perdendo. Mas já pensou ganhar derrepenteeeee... uns R$500?

Em outros estandes tivemos campeonatos de "Street Fighter IV" só entre meninas, de "Pokémon", "Combat Arms" no estande da Level Up. Não posso negar que foram boas horas para testar seus conhecimentos "videogamelísticos".

  • Bela modelagem do Coisa, no estande da Saga.

Sorteios

Muitos sorteios foram feitos, por empresas diferentes, mas valendo a mesma regra: era só preencher o verso do convite e depositar na urna que ficava na entrada do evento. A pessoa encarregada do sorteio ficava no palco nos fundos do salão e anunciava no microfone que era possível de ser ouvido em todos os cantos do evento. Então, assim que uma pessoa era anunciada, esta deveria aparecer no palco com RG em mãos para pegar seu prêmio.

No segundo dia foi sorteado um Xbox 360 Slim de 4GB com Kinect. Como o sorteio foi feito no fim do dia, muitos dos convites eram de pessoas que já tinham ido embora. Para dar um pouco de "desespero" nas pessoas que foram embora, o anunciante do sorteio ligava para o ganhador que tinha prazo para chegar lá no palco. Como estava difícil para achar alguém que ainda estivesse no evento, esse sorteio demorou em torno de meia hora!

Entrevistamos João Vieira Jr., o ganhador do "Castlevania: Lords of Shadow" para PS3. Por sorte, ele tem um PS3 e ainda não tinha o jogo! Veja a pequena entrevista abaixo:

Cosplays

Durante os dias de evento, alguns cosplayers deram as caras. Sábado não tinham tantos, pois no domingo concentraram-se cosplayers dos dois dias. E havia desde os trashs como os Paper Mario e Paper Luigi, feitos de papelão, com pessoas andando de lado para simular o "2D", até os já classicos Storm Troopers e as arrasa corações Morrigan e Poison (sim, o personagem é traveco, mas a cosplayer não... bom, pelo menos espero que não!).

Mesmo não sendo um encontro de anime, alguns personagens famosos andaram pela feira, como a "Illyasviel von Einzbern" (não tente ler!) do Fate Stay Night e a "cantora holograma" Hatsune Miku. A mensão honrosa vai para a senhora com seus 40 e tantos anos que foi corajosamente vestida de Marge Simpson!

The King of Filas

O Gameworld cresceu demais para ficar no saguão de eventos do shopping, e uma dos fatos que mais prova isso são as filas que se formaram nos estandes onde se podia testar as novidades.

O 3DS foi o rei das filas. Era cerca de uma hora de espera para poder testar o portátil e o pior: por apenas 5 minutos. Eu joguei "Pilotwings Resort" mas não posso dizer que testei de verdade. Os gráficos são muito bons, a noção de profundidade é muito boa e descobri que o slide 3D serve para regular o 3D que varia de pessoa para pessoa. Não achei a posição do direcional digital ruim e gostaria muito de ter testado melhor o aparelho.

O "Mortal Kombat" estava disponível para jogar, já com algumas traduções em PT-BR (Fatalities viraram "Ações Finais"...) e alguns erros ("Sub-zero Wins" foi mudado para "Sub-Zero Vitrias", seja lá o que for vitrias!). Surpreendentemente, como diziam algumas análises por aí, o game ficou bom, divertido e com uma boa jogabilidade.

Depois do fim da Midway, a equipe que produzia o jogo fundou a NetherRealm Studios, subsidiada pela Warner. Com mais tempo para produzir o game, ele está ficando cada vez melhor e toda a engine foi recriada do zero, sem nenhuma ligação com os jogos da antiga geração.

"Gran Turismo 5" quase passou o 3DS em questão de fila. E tinha o mesmo problema, você jogava uma corrida ou seis minutos. Ao menos o efeito do jogo era bem explorado, porque ao contrário do estande da Nintendo, com vários jogos diferentes que você só via um, com "Gran Turismo 5" era apenas um jogo e você não precisaria pegar fila novamente porque já viu tudo o que tinha que ver em seis minutos.

Nintendo Booth

Não posso deixar de citar as garotas da Nintendo que auxiliavam o pessoal a testar o 3DS. A presença delas ajudava os marmanjos a não desistirem da fila. Me perdoem outros estandes, mas as garotas da Nintendo eram 10!

Problemas

Como eu já havia dito antes, o local era pequeno para o evento. Ficar nas filas quase uma hora para jogar cinco minutos era dose. O evento estava bem organizado, a segurança marcava presença, a entrada e saída de pessoas foi bem controlada. Podíamos entrar com comida e coisas do gênero.

Faltavam lugares para sentar e andar pelos pequenos corredores me fez lembrar a Rua Vinte e Cinco de Março em época de Natal, só não tinha cheiro ruim. A forma como organizaram a fila do 3DS no segundo dia melhorou um pouco o deslocamento do pessoal, mas, ainda sim, dava vontade de dar uma volta no shopping para arejar, já que o ar condicionado no evento não estava dando conta.

Não poder tirar foto do "Mortal Kombat" rodando no telão achei meio sem sentido, afinal, milhares de vídeos e fotos existem na internet e um dia depois o jogo saiu em versão demo na PSN... Pelo menos podíamos tirar foto com o produtor do "Mortal Kombat", Hector Sanchez, que esteve presente os três dias no estande da Warner.

  • Não... ele não era o dublê do Kano...

Em comparação à cerimônia de entrega dos troféus, a Feira foi muitas vezes melhor. Teve alguns problemas de espaço e espera, mas talvez nem a organizadora do evento imaginasse que viria tanta gente (ainda mais por terem cobrado para entrar desta vez).

As novidades não foram muitas, mas em se tratando de um evento no Brasil, que até poucos anos atrás não tinha nenhum, até que três grandes novidades já é um bom número. E pode ter certeza de que nos próximos anos esse número irá aumentar.

A prova disso é que as três grandes empresas de game estão no Brasil ampliando seus negócios. Jogos em português estão saindo com maior frequência, temos festa de lançamento para grandes títulos e eventos como o Gameworld que irão aos poucos consolidar o mercado gamer no Brasil. E ainda temos projetos para diminuição dos impostos como o Jogo Justo e uma nova empresa voltada para esse fim, a Acigames (por sinal eles estavam no Gameworld também).

Esperamos que os próximos Gameworld sejam ainda melhores e que tragam mais gente famosa do exterior e que o Brasil comece a criar games também, por que não? Já está na hora de termos um EA ou uma Rockstar (Funkstar? Nãããooo...)

Se você não foi no evento deste ano, não perca o do ano que vem! Gameworld 2012 venha! Antes que o mundo acabe!

  • Ralf de "Mortal Kombat"; Ryu de "Assassins Creed"; Capitão Commando de "Tetris"; e Tifa de "Dragon Age 7".

Fotos da Morrigan

Como prometido, mais fotos da cosplayer vestida de Morrigan!

Obs.: Não esqueçam de ligar a legenda nas fotos!

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
1 / 0
sergio sampa em 20/03/2011 19:38
Olha que coisa... o carinha que ganhou o Castlevania no evento é o KrustyJr que postou aqui no tópico!
1 / 0
sergio sampa em 20/03/2011 19:31
Valeu pelos comentários! Eu babei pra Morrigan mesmo, aliás, vou ver se acho mais fotos dela.
0 / 1
krustyjr em 20/03/2011 14:32
ahhhhhhhhhhhhhhh
e aquela cosplay de preto da levelup era qualquer coisa fora de série....
0 / 1
krustyjr em 20/03/2011 14:32
ow legal a matéria...!
O lugar estava realmente cheio... e acho que deveriam trazer mais novidades ou coisas diferentes..
No geral, foi bom!
E que venha a próxima..
0 / 0
ultimatedragonlg em 20/03/2011 13:53
Eu tmb!
0 / 0
L25 em 19/03/2011 23:40
Muito massa !! Ótima matéria , arrebento Sergio !! Queria ter ido no evento ....
0 / 0
Gamer em 18/03/2011 23:07

Pretty good huh! Muito bom cara! Cobertura exelente e cosplayers bons ae eim, mas sinceramente o Capitão Comando ta parecendo o Snake obeso!!
0 / 0
aon2 em 18/03/2011 21:48
Excelente cobertura, excelente matéria!
Parabéns, vocês estão mandando bem demais!
0 / 0
GamerThuane em 18/03/2011 18:29
Bons cosplays e tambem gostei daqueles bustos, realmento só vi essa cobertura incrivel aqui no glib!
0 / 0
Troqui em 18/03/2011 17:29
Apareceu sim, MrGame. Agora, Dragon Age 7? Ou o Sérgio fumou dorgas ou ele tem uma boa piadinha sobre. Vamos ver.
0 / 1
MrGame em 18/03/2011 17:09
Matéria excelente Sergio!
Alguém apareceu para pegar o ingresso do pessoal que ganhou no sorteio?
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Top Games
Estamos no Facebook
Quem já curtiu isso