Nintendo 64, um adolescente de sucesso!

Enviado por: Lucas Vinicius
26/06/2012 15:32:08 #Nintendo 1 / 0

O Nintendo 64 foi um console com uma importância imensa para a jornada da sua criadora, com ele que a empresa obteve uma grande evolução.

Faz 16 anos (o console fez aniversário em 23/6) que a plataforma marcou presença na década em que os gráficos 3D reinavam!

Foi essa máquina que introduziu diversas crianças e adolescentes no universo dos videogames. Parece que foi ontem, mas ele está ficando velho; é a vez de o console se tornar um adolescente (se fosse uma pessoa real!).

Como tudo começou...

A empresa estava "sofrendo"... O sistema de 16bits, conhecido como SNES, havia sido lançado. Pouco tempo depois surgiram diversos concorrentes, mas já com um sistema de 32bits. Devido a isso, a empresa se sentiu obrigada a criar um console melhor.

Foi daí que surgiu o plano para um console de 64bits, chamado na época de Project Reality. Anos se passaram e a empresa terminou sua obra-prima, com o nome conhecido por todos, Nintendo 64.

Sem dúvida alguma, o console é um dos mais adorados pelos amantes de games. Ele vendeu cerca de 32 milhões de cópias ao redor do mundo e se tornou o que é hoje. Ele também transformou diversos jogos da época em clássicos.

O periférico foi o último a utilizar cartuchos, após isso a era dos CDs entrou em ascensão. Mas foi com esses "trambolhos" que jogos épicos surgiram; Starfox 64, The Legend of Zelda: Ocarine of Time e 007 GoldenEye são apenas alguns deles.

Um criador de clássicos

Até hoje, diversos jogos do console são convertidos para outros aparelhos. Por exemplo, The Legend of Zelda: Ocarine of Time foi um dos primeiros lançamentos para o Nintendo 3DS.

Infelizmente, o cartucho também foi um pesadelo para a empresa. Diversos jogos mais avançados começaram a ser lançados, mas o formato do console não aguentava. Os CDs suportavam mais, por isso Final Fantasy VII saiu da Nintendo e foi para Sony. Mesmo assim o jogo foi colocado em três discos.

Os games estavam se tornando cada vez mais tecnológicos, com efeitos gráficos poderosos e cenas cinematográficas. As desenvolvedoras deixaram de lançar grandes títulos para o console, pois pensavam que ele era incapaz de realizar o que o futuro necessitava. Mas estavam errados; Resident Evil 2 provou isso, com gráficos bonitos e detalhados.

Mesmo assim, o console continuou em desvantagem. Eram 64 MB de capacidade da Nintendo, contra 640 MB da Sony.

A revolução do futuro

Foi o Nintendo 64 que trouxe uma das maiores inovações da época, hoje milhares de jogadores agradecem. O console tornou possível a "jogatina" no multiplayer com até 4 pessoas, algo que era impossível naquela época sem algum acessório.

O console levou aos jogadores da época talvez a primeira experiência de um FPS multiplayer; hoje consagrado por milhares de pessoas. Não poderíamos nos esquecer de Mario Kart, que também aceitava até 4 jogadores e foi o "início" do multiplayer de corrida.

Logo que foi lançado, milhares de jogadores praguejaram contra o console, dizendo: "Isso será um fracasso, ninguém jogará com esse controle bizarro".

Mas foi o controle em forma de tridente que fez tudo o que os joysticks atuais são hoje. A introdução do analógico foi ousada, a empresa não tinha ideia de quanto esse pequeno botão direcional faria diferença. Hoje, praticamente nenhum controle é lançado sem o analógico.

Todos subestimaram a empresa quando o lançamento do Nintendo 64 ocorreu, no final das contas, ele foi um sucesso, com mais de 32 milhões de cópias vendidas. Os últimos consoles de mesa da Nintendo não têm agradado seus antigos jogadores, mas lembre-se que sempre pode acontecer uma reviravolta. Não a subestime tanto, ela pode acabar surpreendendo!

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
maikiny em 19/07/2012 19:49
N64 foi o game que mais marco minha vida junto com o The Legend Of Zelda ^^
0 / 0
Renato12 em 27/06/2012 15:25
Eu nunca joguei e nem vi um Nintendo 64, mas sei que ele revolucionou muitos tipos de jogos, como FPS e RPG.
0 / 0
kurosaki Ichigo em 27/06/2012 09:56
Eu nunca joguei esse Nintendo 64 mais joguei muito o Nintendo adorava mais acho que foi uma ótima época pois foi ele que me fez gostar de games muito bom mesmo parabéns Nintendo
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Top Games
Estamos no Facebook
Quem já curtiu isso