[RetroLib] Teenage Mutant Ninja Turtles (The Arcade Game)

Enviado por: sergio sampa
11/04/2013 16:44:16 0 / 0

O desenho original das Tartarugas Ninjas foi lançado nos Estados Unidos em 1987. Devido ao grande sucesso, a Konami lançou em 1989 o game baseado na série.

Na época, a febre dos arcades eram os jogos beat n' up. E esse gênero casou muito bem com as Tartarugas Ninjas.

Nos EUA, existe apenas o modelo de máquina para 4 jogadores. Cada um dos controles controlava uma tartaruga. Em outros lugares do mundo, também havia o modelo para 2 players que permitia escolher a tartaruga.

Com certeza, jogar com 4 pessoas aos mesmo tempo era muito divertido. Para não ficar fácil demais, o jogo aumentava ou diminuia o número de inimigos na tela, de acordo com o número de pessoas jogando ao mesmo tempo. E mesmo quando o grupo estava completo, não havia slow down ou flickering.

O desenho animado foi retratado com fidelidade. Os chefes de fase são vilões conhecidos e as fases são bem típicas. Tudo começa com um incêndio no Canal 6, local onde trabalha a reporte April O'neil. A reporter é raptada pelo Destruidor, assim como Mestre Splinter, o tutor das Tartarugas. Então, Leonardo e os outros vão atrás de seus amigos.

Por ser um jogo de arcade, a animação e a movimentação era mais suave do que víamos nos consoles. A música era bem agitada e baseada no tema principal da série. Assim, acabou se tornando um clássico das trilhas de games.

Uma curiosidade é que esse jogo está presente em TMNT 2 Battle Nexus, lançado para PS2 e Xbox 1, mas sua trilha foi alterada sem explicações.

A jogabilidade é bem aleatória. Não existe um sistema de combos funcional. Quando você tenta acertar o inimigo, às vezes ele toma, em outras você toma. O motivo disso é que o jogo é feito para você perder mesmo e gastar outrdo crédito. Nos jogos seguintes, lançados para Mega Drive e SNES, a jogabilidade se torna mais sólida e você pode desenvolver melhores estratégias para cada inimigo.

Existem vários ports do game, o mais famoso é o de NES chamado "TMNT 2 The Arcade Game", que possui 2 fases a mais e 2 novo chefes. O jogo é divertido, você pode jogar com 2 jogadores ao mesmo tempo e você nota um esforço da Konami em deixar o jogo o mais parecido com o arcade. As músicas dessa versão ficaram competentes, extraindo o máximo do console. O NES chegou a ter uma continuação chamada "TMNT 3 The Manhattan Project" que melhorou todos os aspectos do game e é um dos melhores de toda a franquia.

Um ponto negativo de TMNT é ele ser muito curto. Em cerca de meia hora você o termina, mesmo jogando sozinho. Ainda bem que sua continuação nos arcades "TMNT - Turtles in Time" é ligeiramente maior, e muito mais bonito, mas esse jogo é para uma outra análise.

TMNT está disponível na XBLA e é possível jogar com outras pessoas online. A diversão e nostalgia é garantida! Let's kick shells!

NOTA: 9.0

BETA
Comente pelo facebook
Clique aqui para comentar pelo sistema do gameLib
Top Games
Estamos no Facebook