Times do Brasileirão 'tão pedindo pra sair' de FIFA 15?

Enviado por: Redação gameLib
30/07/2014 15:32:55 0 / 0

Problema do futebol brasileiro e da política de licenciamento nacional: de acordo com a Electronic Arts, o próximo game de futebol da série FIFA, o FIFA 15, não terá os times e jogadores do Campeonato Brasileiro - o Brasileirão. Até o momento, isso significa que os brasileiros não poderão mais escolher seus times do coração para disputar partidas em tardes de domingo junto com amigos.

Em nota publicada nesta quarta-feira (30), a Electronic Arts afirma o seguinte:

"A ausência de clubes e estrelas nacionais se deve, principalmente, a algumas mudanças no processo de licenciamento no Brasil. Desse modo, a EA não conseguiu chegar a um acordo com os detentores dos direitos dos jogadores e, consequentemente, eles não serão incluídos no jogo FIFA 15, estando também ausentes os respectivos clubes do Campeonato Brasileiro".

Para a Electronic Arts, esse baque pode se transformar na maior perda de mercado entre consumidores brasileiros da série FIFA, abrindo portas para a recuperação total da série Pro Evolution Soccer no país.

E não para por aí: o jogo on-line FIFA World também sofrerá as consequências dessa mudança, já que até o lançamento de FIFA 15, previsto para 25 de setembro, todos os clubes do Brasileirão precisarão ter sido removidos.

FIFA 15 terá versões para PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC.


Sobre as políticas de licenciamento

Aqui no Brasil, diferente do que acontece em outros países, não há nenhuma organização que cuide da "venda" da imagem dos jogadores para marcas como a do game de futebol FIFA. Isso significa que, no país, empresas como a EA precisam negociar o uso de imagem em games diretamente com os jogadores, um por um, individualmente.

Caso os jogadores ou os times não tenham dado autorização expressa para o uso de imagem dentro do game, a empresa que publicou o produto pode arcar com indenizações milionárias calculadas de acordo com o número de cópias vendidas.

É impossível estimar quantos seriam os contratos de times brasileiros já garantidos pela EA para o jogo FIFA 15, mas muitos ainda devem estar em aberto para ter motivado a companhia a retirar todos os times do Brasileirão de uma hora para outra.

VEJA TAMBÉM:

>>> Entenda como se comporta a torcida em FIFA 15

>>> [FIFA 15] Guia de novidades oficiais do jogo

>>> FIFA 15: veja as configurações mínimas de PC

>>> FIFA 15: veja como estão os gráficos

>>> FIFA 15 no Wii, SIM; no Wii U, NÃO

>>> FIFA 15: lendas continuam exclusivas do Xbox

>>> Campo do FIFA 15 vai soltar grama

BETA
Comente pelo facebook
Clique aqui para comentar pelo sistema do gameLib
Top Games
Estamos no Facebook