Review HIS Radeon HD 6870 Fan Turbo

Enviado por: Troqui
05/12/2010 19:35:50 3 / 0

Enfim, elas chegaram! As primeiras placas da família 6xxx já estão à venda no Brasil e a HIS é uma das primeiras fabricantes/montadoras a disponibilizá-las por aqui.

Se entusiasta é o seu nome do meio, a nova Radeon HD 6870 vai cair como uma luva no seu gabinete, dando poder de sobra até para os jogos mais pesados.

Ao contrário do que muitos pensam, a HD 6870 não chega à família Radeon para tomar o lugar de placa topo de linha da AMD, a 5970. Ela se encaixa no segmento mid-end, como a sucessora da série 5700 em preço, mas não em potência.

A HD 6870 e sua irmã menor, a 6850, marcam o nascimento de uma nova série de placas de vídeo da gigante AMD. A marca ATI já não existe mais, e o posicionamento da empresa parece focar mais nos usuários domésticos, além, é claro, dos gamers. Além do que nós já estamos acostumados (DX 11, Tesselation, Eyefinity, entre outros), a nova série traz features como o Eyespeed Technology, que nada mais é do que uma tecnologia voltada para aceleração de vídeos em alta definição.

Mas os gamers não têm com o que se preocupar. A AMD continua mandando super bem e tem na HD 6870 uma das melhores placas em termos de custo x benefício do momento. Com o codinome Barts, a HD 6870 vem para brigar de frente com dois monstros da Nvidia: a GTX 460 e a GTX 470.

Antes dos testes, vamos falar um pouquinho do que o gamer vai encontrar assim que abrir a caixa da HD 6870. Além da placa, a caixa da HIS HD 6870 contém:

  • 1x ponte para CrossFireX
  • 2x adaptadores de energia (2x4 pinos para 6 pinos)
  • 1x adaptador DVI para VGA
  • 1x Guia de Instalação
  • 1x CD com drivers

A primeira impressão é a de que a placa não caberá no seu gabinete, afinal, são 26.2 cm de comprimento por 12.6 cm de altura, ou seja, uma verdadeira monstra que vem para abocanhar grande parte do seu computador. No entanto, o susto passa assim que você a instala no slot PCI Express e aperta os parafusos. Ufa! Deu tudo certo, agora é só plugar e jogar, mas não antes de dar uma passada pelas especificações técnicas da placa. Vamos lá:

A HIS Radeon HD 6870 Fan Turbo já apresenta overclock de fábrica, o que lhe dá 920MHz de clock core e 4480MHz de clock de memória. Vale ressaltar que a versão testada possui 1GB de memória GDDR5, a mais rápida do mercado. A largura de bus é de 256 bits e o seu conector é do padrão PCI Express x16, sendo melhor aproveitada em dispositivos PCI Express 2.1. Infelizmente, a HIS ainda não possui uma versão com o cooler iceQ, portanto espere temperaturas mais altas.

Para completar, a placa tem uma saída HDMI, duas Display Port e duas DVI, o suficiente para ligar três computadores com a tecnologia Eyefinity.

Bom, chega de blá, blá, blá e vamos aos testes.

Os testes foram feitos em uma plataforma totalmente AMD, com todos os componentes em stock, ou seja, sem overclock.

Configuração
Processador: AMD Phenom(tm) II X6 1055T 2800MHz
Memória: 2x2GB OCZ gold 1600 MHz
Placa-mãe: ASUS M4A78TD-EVO (Chipset 785G/SB710)
Disco Rígido: 1TB Seagate 7200 RPM
Fonte: 3Rsystem IceAge 650w com PFC ativo
Sistema Operacional: Windows 7 (build 7600) 64bit
Driver: Catalyst 10.10

O recém lançado "Call of Duty: Black Ops" não é sucesso à toa. Multiplayer insano e Single-player cheio de momentos explosivos dão um trabalhão para a maioria das placas, mas não para a 6870. Foi brincadeira de criança manter os mais de 60 frames constantes e bater quase 100 fps nas configurações mais altas do game. Esse nem deu pro cheiro...

"DiRT 2" em FullHD e rodando DirectX 11. Tarefa Dificil? Que nada! A placa nem suou a camisa nessa, mesmo com todas as configurações no máximo, incluindo Anti Aliasing.

Apesar de não atingir os 60 frames ideais de média, o desempenho em "F1 2010" foi muito satisfatório, principalmente se levarmos em conta que o game não está rodando tão bem em placas ATI/AMD. Felizmente, o poder de fogo da HD 6870 é mais do que suficiente para contornar este problema.

O jogo que desbancou "Crysis" com o título de game mais pesado de todos os tempos. Não porque seus gráficos são estonteantes e coisa e tal, mas sim porque a Rockstar pisou na bola feio com a galera do PC. A parte boa desta história é que agora dá pra saber se a sua placa de vídeo é boa ou não é.

Rodar "GTA IV" no médio já era uma grande proeza, mesmo com máquinas possantes. Agora, rodar no máximo era um sonho distante para muitos. Aqui, com a ajuda do parrudo processador Phenom II x6 1055t, a 6870 fez bonito e manteve a mesma taxa de FPS dos consoles (30), porém com muito mais qualidade e fluidez. Nota 10!

"Metro 2033" levou a HD 6870 ao seu limite. Durante os testes, a placa chegou a passar dos 80 graus de temperatura. Mesmo assim não apresentou nenhum slowdown ou coisa do tipo. Ótimo resultado.

O melhor "Need for Speed" dos últimos anos se comportou bem durante os testes. Como todos sabem, frames altos e constantes em um jogo de corrida são primordiais, e a placa não decepciona.

Na minha opinião, o jogo mais bonito de 2010. "Mafia 2" foi claramente patrocinado pela Nvidia, caso contrário, o uso do Physx não travaria os computadores AMD. Mas nem isso fez com que a nossa guerreira deixasse a peteca cair. Rodou liso.

Agora chegou a hora da verdade. Os testes com a Unigine Heaven.

Por todos os resultados até agora, você já deve imaginar, não é?
Sim, exatamente. A HD 6870 fez bonito mais uma vez. Com média de quase 28 frames por segundo, a placa mostra tudo o que o Tesselation tem a oferecer nesta geração. Notem que a configuração deste item está marcada em extreme, o que significa que o sistema está puxando todos os recursos disponíveis de hardware. Melhor do que isso, só uma 5870, talvez uma 5850, bem mais caras.

Lost Planet 2

Outro resultado muito animador. Em todos os testes feitos neste jogo, nenhuma das placas que testamos conseguiram bons resultados. A Radeon HD 6870 fez bonito e conseguiu o ranking B com média de mais de 34 frames por segundo, lembrando que isso tudo usando o DirectX 11.

Conclusão
Não existe placa equivalente, quiçá superior nesta faixa de preço, que para os padrões brasileiros ainda está distante. No entanto, os que estão dispostos a gastar quase mil reais em uma ótima placa de vídeo, podem investir na HIS Radeon HD 6870 Turbo Fan sem pensar duas vezes porque seu retorno será garantido. Não existe um jogo que ela não consiga rodar.

O único problema é a falta de um cooler iceQ para a placa. Em dias quentes, ela pode passar dos 80 graus brincando. Se você é cuidadoso ao ponto de deixar a sua placa o mais confortável possível, sugiro que espere as versões com melhores coolers. Agora, se você está ansioso pelo poder das nova BARTS, a escolha certa é HIS, afinal, o design é irresistível.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
aon2 em 15/12/2010 17:24
Sensacional! Eu quero!
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Top Games
Estamos no Facebook
Quem já curtiu isso