Deus Ex Machinarium

Por: ghostygfd
Machinarium | 27/02/2012 18:52:13 0 / 0

Deus Ex Machinarium
(PC, 2009, Adventure, Amanita Design)

por Gustavo F. Duarte

Ao jogar a demo de Machinarium, jogo independente que roda em Flash, no meio do ano passado, já fui conquistado por seu belo visual e por tudo o que ajudava a criar uma atmosfera adorável, fantástica e intrigante. O reduzido tempo da demonstração só me fez querer jogar a versão completa, o que realizei agora.

O visual do jogo, como dito, é o que primeiro chama a atenção, com maravilhosos desenhos feitos à mão. A cor predominante dos cenários é a cinza, não um cinza depressivo como vemos em alguns jogos, mas algo que contribui para o clima utópico de um mundo habitado exclusivamente por máquinas. Isso é intensificado pela trilha sonora minimalista e envolvente.

Aliás, minimalista é um bom adjetivo para esse jogo, pois nele não há nenhum diálogo textual, apenas por meio de figuras, sons e expressões, e isso ajuda a criar um saboroso apelo universalista. A ausência de texto não faz falta nenhuma, porque ainda assim tive uma experiência mais imersiva do que em outros games com roteiros e falas elaboradíssimas. Os personagens (que não têm nome) são extremamente carismáticos, principalmente o que controlamos.

O centro de sua jogabilidade está na resolução de quebra-cabeças quase todos baseados apenas em lógica. E nesse caso, mais uma vez a criatividade brilha forte neste game, possuindo uma gama extensa em quantidade e tipos de puzzles diferentes, que me deram bastante trabalho mental e agradaram muito. Até porque não há nada mais gratificante num adventure do que aquela sensação após resolver um puzzle e criar empenho para ir para o próximo, e isso Machinarium oferece com maestria.

Machinarium é um jogo original, belo e criativo. Não apenas isso, mas um dos melhores games que já joguei. E o fato de ser independente só me faz refletir sobre o talento presente nessa parte “paralela” da indústria de jogos eletrônicos, que merece total atenção dos gamers.

BETA
Comente pelo facebook
Clique aqui para comentar pelo sistema do gameLib
Leia também
Machinarium | Playstation 3 | 03/06/2013 12:41:42 0 / 0
Machinarium | Playstation 3 | 08/10/2012 13:35:42 0 / 0
Ficha técnica
Gênero:
Adventure
Lançamento:
16/10/2009
Desenvolvedor:
Amanita Design
Distribuidor:
Amanita Design
Plataforma(s):
PS3PCWii
Vencedor do premio "Excellence in Visual Art" do IGF, um jogo realmente bonito com desenhos que parecem feitos a mão.
8.2
n/d
Estamos no Facebook