[Review] Game Stock Car, um ótimo simulador brasileiro!

Por: sergio sampa
Game Stock Car | 18/08/2011 15:43:44 4 / 0

Anos atrás, um game de corrida da Sega foi desenvolvido com a ajuda e supervisão de Ayrton Senna e fez muito sucesso no Brasil. Esse foi Super Monaco GP 2, para Mega Drive.

Atualmente, a produtora nacional Reiza Studios desenvolveu o jogo Game Stock Car. Um trabalho muito bem elaborado, que contou com a ajuda dos pilotos da Stock Car para manter o game o mais próximo possível da realidade.

Game Stock Car segue um estilo de simulação pouco visto em games do gênero. A ideia principal é manter a realidade no máximo. Para se ter uma ideia, os desenvolvedores utilizaram dados de telemetria e diversos vídeos e fotos para retratar as pistas.

A jogabilidade, assim como as pistas, é bem realista. Mais até do que muitos jogos considerados "simuladores". E, como todos os simuladores, exige que o jogador aprenda a dirigir antes de sair conquistando campeonatos e troféus. Até mesmo quem joga Gran Turismo 5 ou Forza terá que reaprender a jogar um simulador para entender a jogabilidade exata de Game Stock Car.

Nem pense em usar os adversários como "parede" para fazer curvas, pois os danos influenciam o desempenho do carro. Até mesmo a temperatura dos pneus influencia na velocidade. Por falar em danos, os carros amassam e despedaçam, mas, por via das dúvidas, é melhor que você não tente fazer isso, caso esteja pretendendo vencer as corridas.

Configurar seu carro antes das corridas é um fator fundamental para o sucesso. E não pense que é só mudar os pneus que "tá de boa". Em Game Stock Car você pode e deve configurar a suspensão, transmissão, aerodinâmica, pneus e freios.

O game simula a temporada de 2010, possui 34 carros e 10 pistas diferentes.

E os gráficos são ultrapoderosos?

Sinceramente, não. Mas é preciso pensar se realmente isso é preciso num jogo de simulação.

Esse é um gênero que difere de outros por focar mais na jogabilidade. O próprio nome já diz: jogos de simulação devem simular. E, nesse aspecto, Game Stock Car foi muito feliz, sendo com certeza um dos melhores do mercado e supreendentemente brasileiro.

Ele não possui os gráficos e efeitos de um Gran Turismo 5 ou Forza 3, porém, é muito mais realista por outros fatores. Como eu sempre digo, jogos do estilo de Gran Turismo são jogos feitos para você chamar um amigo na sua casa e dizer "olha como meu videogame é potente". Fico até mesmo na dúvida se as empresas que fazem esses jogos passam mais tempo tentando deixar a jogabilidade mais realista ou ajustando os gráficos e efeitos "fru-fru".

Game Stock Car acaba seguindo o mesmo estilo de outros simuladores para PC. Embora no site oficial do game a Reiza prometa "o que há de melhor em gráficos", qualquer pessoa que veja apenas uma foto do game sabe que isso não é verdade.

Há de se admitir que as pistas ficaram muito bem retratadas. No vídeo abaixo pode-se comparar os detalhes da pista de Interlagos. Árvores, construções e prédios ao fundo foram retratados com bastante precisão.

Comparação do Circuito de Interlagos: Real vs. Game:

Jogar com o volante é a melhor maneira de se aproveitar o game, pois o forcefeedback funciona muito bem. Os trancos da pista e das batidas são fielmente retratados e aumenta a sensação de realismo.

Os sons do carros são realmente bons. A equipe de produção capturou os sons de cada carro, garantindo que você irá ouvir exatamente o que ouviria dentro de um carro de verdade.

Se você cansar de jogar os campeonatos do jogo, você tem o modo on-line para enfrentar os melhores joadores. O jogo suporta até 34 jogadores ao mesmo tempo e também pode-se  jogar em modo lan.

Uma volta em Interlagos em Replay:

Conclusão

O Game Stock Car é uma grande surpresa criada pela Reiza. Com certeza um dos mais realistas simuladores da atualidade. Ele não está caro, apenas R$50,00, e vale a pena você dar uma chance a ele. Quem não está acostumado com os simuladores de verdade poderia aproveitar essa oportunidade para conhecer melhor o gênero.

Nota: 8,5

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
leossj2 em 29/08/2011 20:00
Muito BOOOM. MUITA ADRENALINA!!!
0 / 0
Lucasdetramanda em 24/08/2011 19:43
Pra min que sou um apreciador da stock car parece ser otimo!!!!!!!!!
0 / 0
Lions em 22/08/2011 11:56
Acho que não gostei muito não '-'
0 / 0
iv345543 em 20/08/2011 09:19
Há!
Sergio voltou da abdução!
0 / 0
Dante Sparda em 19/08/2011 13:36
Pareçe bom...
Ou não.
0 / 0
LionHeart em 19/08/2011 00:25
Parece estar bem perto do real, por isso se chama simulador neh?
0 / 0
Renato12 em 18/08/2011 17:34
Parece um Ótimo simulador.
0 / 0
pedrofaria em 18/08/2011 16:28
Realmente supreendente!
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Ficha técnica
Gênero:
Corrida
Lançamento:
01/08/2011
Desenvolvedor:
Reiza Studios
Distribuidor:
NC Games
Plataforma(s):
PC
Simulador de Stock Car retrata a temporada 2010. Feito inteiramente no Brasil
8.5
n/d
Estamos no Facebook