NÃO ao Windows 8: Valve quer games no Linux

Half-Life | Half-Life 2 | 26/07/2012 16:23:44 #Valve 1 / 1

A Valve, por meio de seu principal chefe e cofundador, Gabe Newell, mostrou-se uma companhia cética em relação ao Windows 8, novo sistema operacional da Microsoft que sai em 26 de outubro.

Em evento realizado na terça-feira (24/7) em Seattle, o Casual Connect, a dona do serviço de distribuição de games Steam sinalizou que, no futuro, vai apostar no software Linux, de código aberto.

Essa história de "tocar o futuro" será passageira para Newell.

Newell foi enfático em suas declarações a fim de justificar o apoio da Valve ao sistema operacional livre: "Acho que o Windows 8 é uma catástrofe para o mercado de PCs no geral. Creio que por causa disso grandes nomes que desenvolvem para PCs sairão desse mercado. Acho que muitas empresas terão suas margens de venda aniquiladas. Se isso ocorrer de verdade, vai ser ótimo termos uma alternativa para não sofrermos com o problema."

A ambição de adaptar os games disponíveis no Steam para Linux não é pequena: "Queremos os 2,5 mil games do Steam funcionando tranquilamente no Linux. É algo fundamental", disse o CEO completando sua visão de que jogos são essenciais ao sucesso de um sistema operacional e que o Linux está atrasado nesse quesito. "O grande problema que faz o Linux se atrasar é a questão dos games."

Mas sua grande provocação parece ter ficado mesmo para as telas sensíveis ao toque (touchscreen) dos atuais aparelhos eletrônicos, que ele taxou de "passageiras". Para Newell, o futuro está nas tecnologias pós-toque; suas palavras foram as seguintes: "O mouse e o teclado conquistam seu espaço há mais de 25 anos, mas acho que o touchscreen só valerá para os próximos 10 anos. Já a tecnologia pós-toque durará bastante, mais de 25 anos."

Se a "catástrofe" ocorrer, o Steam já terá abraçado o pinguim.

Numa outra tacada, mais especulativa, o executivo apontou que as mãos serão muito mais expressivas no futuro do que a língua, ou seja, gesticular vai se tornar mais útil do que falar.

Ele aposta no uso de pulseiras com sensores de movimento para fazer, usar e criar coisas, já que "... é muito estranho ter uma pessoa do seu lado falando 'blá, blá, blá' o tempo todo..."

Gabe Newell, o CEO cheio de astúcia

Apesar de mostrar seu ceticismo em relação ao novo sistema operacional da Microsoft, o norte-americano Gabe Logan Newell já trabalhou durante 13 anos para Bill Gates na produção dos três primeiros lançamentos do Windows.

Ele deixou a companhia em 1996 para fundar a Valve junto com seu colega, Mike Harrington. O carro-chefe da então recém-nascida empresa era o jogo Half-Life, que teve grande parte de seu investimento levantada a partir do bolso dos dois sócios.

O serviço de distribuição Steam, já tão difundido nos dias de hoje, nasceu durante o desenvolvimento de Half-Life 2.

Além de sua habilidade para fazer negócios - o patrimônio de Newell foi estimado em US$ 1,5 bilhão em março deste ano pela Forbes -, sua trajetória foi marcada por críticas ferozes a produtos e serviços com os quais trabalhou, como o console PlayStation 3, que taxou de "um desastre em todos os níveis", e a rede Xbox Live, que apelidou de "um acidente de trem".

Gabe Logan Newell, um ex-Microsoft com três Windows nas costas.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
heitor0088 em 12/08/2012 10:57
linux vai ser mt bom pra games
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
Half-Life | PC | 17/09/2012 15:13:49 #Half-Life 1 / 0
Half-Life | PC | 03/09/2012 11:12:06 #Half-Life 1 / 0
Half-Life | PC | 29/11/2011 13:56:10 #Half-Life 1 / 0
Ficha técnica
Gênero:
FPS
Lançamento:
31/10/1998
Desenvolvedor:
Valve
Distribuidor:
Valve
Plataforma(s):
PC
Não precisa apresentações.... acho q todo mundo conhece esse game, se não conhece pelo menos já ouviu falar do seu mais famoso MOD: Counter-Strike!
9.6
9.5
Quem já curtiu isso
Estamos no Facebook