Conheça a história dos games da Blizzard, uma fábrica de sucessos

Por: NUB
Diablo III | Starcraft II: Wings of Liberty | World of Warcraft | 24/07/2012 15:40:58 1 / 0

Blizzard significa nevasca em inglês, e também é o nome de uma das mais conceituadas produtoras de games do mundo.

Confira aqui a história dos games dessa grande empresa e saiba quais são as raízes que a levaram ao sucesso mundial.

Estátua de um Orc na entrada da sede principal da Blizzard.

Blizzard Entertainment é uma editora e produtora de jogos para computador e videogames americana. Fundada em 1991, sob o nome de Silicon & Synapse por Allen Adham, Michael Morhaime e Frank Pearce, em Irvine, California, EUA.

E você se pergunta, videogames? Sim, a Blizzard já produziu jogos para consoles, porém há muito tempo, no seu início, e muitos deles foram bem famosos, e ainda bato uma aposta que você, caro leitor, jogou algum deles e nem sabia que era desta grande empresa que vemos hoje.

O primeiro jogo da Blizzard foi RPM Racing, ainda sob o nome de Silicon & Synapse em conjunto com a Interplay, e que foi o precursor para o que seria um grande sucesso do SNES, o Rock N' Roll Racing.

O segundo game em que a empresa trabalhou já se dirigiu para a área dos computadores, e foi Battle Chess em 1992 que foi bem famoso para Windows e Commodore 64, e no mesmo ano outros títulos vieram ao mundo, e são eles Battle Chess II, J.R.R. Tolkien Lord of The Rings Vol.1, Castles e Microleague baseball, todos para o extinto Amiga, entre outros lançados para Macintosh também.

Mas o game que marcou a Blizzard, ou Silicon & Synapse em 1992, foi Lost Vikings, que teve uma versão até para o saudoso Gameboy, e fez grande sucesso sendo um Adventure Puzzle bem simpático.

E como já havia dito antes, a Blizzard deu o primeiro passo nos jogos de corrida no começo de sua história, mas foi em 1993 que o game de corrida mais famoso da empresa ficou grudado nos consoles. Rock N' Roll Racing fez bastante sucesso e já possuía o nome Blizzard atrelado a ele, mas foi em 1994 que a empresa de fato se consolidou com o nome que remete a nevasca, ou tempestade de neve se preferir.

Mas uma curiosidade é que o nome na verdade deveria ser Chaos Studios, porém descobriram que já havia outra produtora com esse nome, então decidiram Blizzard mesmo e que seja assim.

Entre um game e outro, foi em 1994 também que o primeiro hit, o qual causou uma febre global e ganhou inúmeros prêmios, foi lançado. Este foi Warcraft: Orcs vs Humans, e foi o jogo que fez do RTS (Estratégia em tempo real) um estilo famoso no mundo todo.

Mas a Blizzard não viveu só de sucessos e bons games, pois ela também é a responsável por Justice League: Task Force, que é considerado um dos piores jogos de luta existentes, mas isso foi esquecido após Warcraft II: Tides of Darkness, que foi lançado no mesmo ano e fez mais sucesso do que o primeiro, e ganhou inúmeros prêmios e direito a uma expansão no ano seguinte que se chama Beyond the Dark Portal.

Em 1997, a Condor games produzia um RPG, e a Blizzard assim que viu o potencial do jogo não desperdiçou tempo e comprou a pequena empresa e a transformou na Blizzard North. A explosão desse RPG épico chamado Diablo deu à Blizzard a confirmação de que ela estava oficialmente jogando com os peixes grandes, e garantiu muitos prêmios, edições de Game of the Year e até uma expansão feita pela Sierra e autorizada pela empresa.

Agora sendo uma das líderes do mercado de games para PC, no ano seguinte de Diablo, a Blizzard concebeu StarCraft, seguindo a mesma linha de Warcraft, porém com melhores gráficos e um cenário mais futurista. Mas a grande inovação foi o multiplayer, que fez o jogo se consolidar e ser o RTS mais jogado na Coreia até hoje, além de ser o responsável por torneios mundiais que conseguiram reunir mais 100 mil espectadores em um estádio de futebol apenas para assistir às finais.

E a sequência de Diablo, que apareceu em 2000, foi o game mais vendido do ano. Diablo II teve um número recorde de vendas e uma expansão, e é considerado até hoje como um dos melhores RPGs já criados, sendo superado apenas por Diablo III, que foi lançado 12 anos depois de seu antecessor.

Foi então que a Blizzard chegou e mostrou que não tinha se esquecido da sua primeira mina de ouro chamada Warcraft, e em 2002 lançou Warcraft III: Reign of Chaos, e dominou mais uma vez as vendas e fez mais um best seller. A inovação foi gigantesca, ainda mais por ser o primeiro game da empresa com gráficos 3D, e uma expansão não demorou a chegar, como é de praxe, e Frozen Throne seguiu adicionando mais coisas ao universo bem grande que o game já oferece.

Assista ao vídeo até 1:07.

O sucesso de Warcraft III foi muito grande e, em 2004, a Blizzard entra no mundo do MMO com outro game de Warcraft, que é o World of Warcraft, ou só WOW para muitos. Este já era um projeto antigo, mas que faltava ser lapidado, e depois de um tempo nas mãos dos produtores, após seu lançamento, a única coisa que WOW fez foi crescer, e cresceu tanto que hoje é o MMORPG com mais players do mundo, e recebendo expansões e novos conteúdos até hoje.

Mas sem se esquecer do RTS, e após mais de seis anos sem lançar nada, eis que StarCraft II: Wings of Liberty é lançado em 2010, e é mais uma vez um hit do momento, ganhando muitos prêmios. Mas é em 2010 também que a Blizzard vê um grande potencial de mercado aqui no nosso querido país, então decide montar um escritório em território brasileiro e StarCraft II de quebra é lançado dublado e legendado em português.

Depois de StarCraft II, WOW também foi totalmente localizado e oferece um jogo completamente em português. Mas agora, passando ao assunto de Diablo III, que demorou 12 anos para ser lançado, temos que enfatizar que foi o jogo com as vendas mais rápidas da história e o maior best seller da Blizzard, batendo todos os recordes de seu antecessor e sendo o RPG favorito da galera no momento.

O quartel-general da Blizzard, que fica na Califórnia, é com certeza o ambiente de trabalho dos sonhos de qualquer nerd, gamer ou até mesmo fã de arte do mundo, pois além de ser um lugar onde são produzidos os grandes títulos da empresa, é praticamente um museu onde estátuas de vários personagens ícones de seus games estão espalhadas como monumentos.

Além disso, existem artworks, miniaturas e figuras de ação espalhadas em exposição por todo canto, que são de deixar louco qualquer colecionador. Veja abaixo um tour pela sede da Blizzard.

Uma grande empresa que começou de baixo, esta é a Blizzard, e que está sempre fazendo games de sucesso e de qualidade; porém, algumas decepções são inevitáveis, e a StarCraft Ghost é uma delas.

A empresa estava se empenhando em criar um MMO shooter em terceira pessoa que se passasse no mesmo universo futurístico apresentado em StarCraft, mas as coisas começaram a ir de mal a pior nesse projeto, e hoje ele está adiado por tempo indeterminado, e alguns até dizem que ele foi arquivado e a Blizzard quer até esquecer que um dia ele existiu, mas a ambição era nobre, e talvez um dia possamos ter a esperança de ver esse game de alguma forma.

Mas, mais do que isso, ainda existe um futuro promissor para esta nevasca, e games incríveis ainda estão por vir, onde fãs do mundo todo esperam por um WarCraft 4, uma nova expansão para Diablo III, ou até mesmo um novo título.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
heitor0088 em 12/08/2012 11:14
estátua maneira
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
Diablo III | PC | Playstation 3 | PlayStation 4 | Xbox 360 | 23/02/2015 15:54:11 0 / 0
Diablo III | PC | Playstation 3 | PlayStation 4 | Xbox 360 | 19/02/2015 12:26:17 0 / 0
Diablo III | PC | Playstation 3 | PlayStation 4 | Xbox 360 | 11/08/2014 16:53:44 0 / 0
Ficha técnica
Gênero:
RPG
Lançamento:
15/05/2012
Desenvolvedor:
Blizzard Entertainment
Distribuidor:
Blizzard Entertainment
Plataforma(s):
360PS3PS4PC
Com uma história que se passa vinte anos depois do segundo game, leva os jogadores de volta para Tristram para salvar o mundo mais uma vez.
9.8
9.5
Quem já curtiu isso
Estamos no Facebook