"Castlevania: Lords of Shadow", do 2D ao 3D

Por: lucaslll
Castlevania: Lords of Shadow | 24/01/2011 15:14:16 4 / 0

Transições de jogos 2D para 3D sempre me deixam apreensivo... e se você se lembra do abominável "Castelvania64" provavelmente vai concordar comigo. Se não se lembra, acredite, sua vida é melhor sem essa memória.

Talvez a primeira coisa que seja necessário dizer é que se você é um fã da série a espera por um "Castlevania" com castelos, mapas complexos e muitos itens, "Castelvania: Lords of Shadow" não é o jogo que você esperava. A Konami (produtora) define o jogo como a reinvenção da série, mas parece mais um jogo que simplesmente pega emprestado o nome "Castelvania", pois nem o combate, nem a história remetem a outros jogos da série.

No jogo você é Gabriel Belmont, guerreiro membro da Brotherhood of Light, um grupo que tem como função proteger os humanos normais dos monstros que desejam matá-los. Sua missão é destruir os Dark Lords, um grupo de gigantescas criaturas que servem como os chefões. Espere lutas com monstros muitas vezes maiores que Gabriel no melhor estilo "God of War". Mas seus objetivos não se resumem a pura matança. Há uma complexa história por trás, uma esposa morta que deve ser vingada e um poderoso artefato que deve ser encontrado. O clássico: uma mocinha, um artefato mágico e salvar o mundo. "Lords of Shadow" tem um universo muito rico com a sua própria mitologia que dá conta de explicar muito bem os monstros e cenários encontrados no jogo. Com personagens interessantes - como o Deus Pam - e uma dublagem excelente, o jogo faz um ótimo serviço criando uma atmosfera própria. Só não espere nenhuma continuidade com a história da série.

Um dos pontos altos de "Castlevania" é o design dos seus cenários e suas vistas deslumbrantes, com castelos aparecendo no horizonte e florestas muito ricas em detalhes. Cada nível do jogo tem um visual distinto, ou seja, você nunca ficará entediado por ver o mesmo tipo de cenário por muito tempo. Porém, estes cenários apresentam algumas dificuldades técnicas como “paredes invisíveis”, e prepare-se para ficar perdido sem nenhuma espécie de mapa para te socorrer.

"Castelvania: Lords of Shadow" é claramente um jogo focado no combate e se tem um aspecto em que não apresenta falhas é este. Se você costuma jogar jogos de ação, rapidamente, pegará a mecânica em dois palitos.

As semelhanças com "God of War" são inegáveis. Gabriel tem como sua principal arma a Combat Cross, uma cruz que funciona como o clássico chicote de "Castlevania", além de diversas armas secundárias como facas, cristais e até fadas (?). A lista de movimentos é muito extensa assim como a de upgrades, nunca te deixando sem opções numa batalha ou sem no que gastar seus pontos de experiência. Você também terá a sua disposição um interessante sistema light/dark de magias: usando a light, Gabriel recupera vida ao acertar inimigos; usando a dark, causa mais danos. O sistema adiciona um elemento de estratégia nas batalhas e a escolha do que usar pode ser decisiva.

Existem também muitos momentos de plataforma e alguns quebra-cabeças para serem resolvidos, mas estes com certeza não são os pontos fortes do jogo. As sessões de plataforma são cheias de escaladas e pulos, mas parecem apenas um tempo desnecessário entre uma batalha e outra. Os quebra-cabeças não chegam a ser difíceis, mas, com certeza, chegam a ser irritantes, pois os inimigos nunca param de reaparecer, causando situações muito frustrantes.

Se você está procurando algo original e renovador, ou uma continuação para uma das séries de videogames mais populares, eu teria dificuldades em recomendar o mais recente filho da franquia, mas, se procura um jogo de ação/aventura com excelentes gráficos, uma história envolvente e um sólido sistema de batalhas, "Castlevania: Lords of Shadow" pode ser a pedida certa.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Sora em 28/12/2011 09:22
Tenho ele é muito bom! Saiu do estilo dos Castlevania anteriores mas é muito bom!
0 / 0
Kleeber' em 04/02/2011 13:42
Nunca joguei Castlevania [2]
1 / 0
weslley em 24/01/2011 20:16
hum........
1 / 0
Édi_rpg em 24/01/2011 16:12
Vocês estão perdendo uma grande série, sem dúvida uma das maiores dos games desde o Snes até o XBOX 360, sim mais também tem os Final Fantasy's, mais daí é outro assunto.
1 / 0
Ramon Soares em 24/01/2011 15:54
esse n é o jogo que tem o cara que gosta de fica dando o chicotinho nos outros? se for n presta n, jogo de biba.
1 / 0
MrGame em 24/01/2011 15:43
Bem, é um jogo bem genérico, mas quem sabe?
1 / 0
weslley em 24/01/2011 15:30
Nunca joguei Castlevania
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
Castlevania: Lords of Shadow | Playstation 3 | Xbox 360 | 19/08/2013 11:55:57 0 / 0
Castlevania: Lords of Shadow | Playstation 3 | Xbox 360 | 15/08/2013 15:28:06 0 / 0
Por: NUB
Castlevania: Lords of Shadow | Playstation 3 | Xbox 360 | 24/05/2012 13:00:40 1 / 0
Ficha técnica
Gênero:
Ação
Lançamento:
05/10/2010
Desenvolvedor:
MercurySteam
Distribuidor:
Konami
Plataforma(s):
PC360PS3
Mais uma tentativa de levar "Castelvania" para o 3D.
7.0
7.5
Estamos no Facebook