D. Jaffe: "consoles vão desaparecer" em 10 anos

God of War: Ascension | Twisted Metal | 14/06/2012 16:04:36 0 / 0

David Jaffe, supremo designer da série God of War e criador de Twisted Metal, disse em entrevista ao site GamesIndustry.biz que os consoles da oitava e próxima geração serão os últimos, e que em dez anos provavelmente não haverá mais mercado para esse tipo de produto.

A declaração de Jaffe é enfática: "Veja, os consoles vão desaparecer. Acho que dentro de dez anos ou até mais cedo do que isso, mas prefiro chutar dez anos para não ficar parecendo um idiota. O que tenho a dizer é que a próxima geração será a última para os consoles..."

David Jaffe: melhor assistir do que ficar jogando o que não dá mais pra jogar...

Para o designer, os consumidores vão preferir, por exemplo, comprar um televisor com recursos de streaming do que um console. Isso porque ele acredita que os jogos ficarão cada vez mais parecidos com produções cinematográficas, ou seja, como filmes produzidos para videogames.

Mesmo com tantos games se transformando em filmes, Jaffe ainda reserva certa esperança para o futuro da indústria: "Você ainda terá uma Sony forte criando estes grandes e épicos games como God of War e Uncharted...". O cinismo do criador, contudo, aponta para uma realidade um pouco mais dura: "Poderei fazer o streaming dos próximos Uncharted e Plants vs. Zombies sem que seja necessário pensar no assunto. Será simplesmente como assistir a um programa de TV aberta...".

Em outras palavras, para Jaffe seria perda de tempo transformar em jogo algo que já não pode mais ser jogado. Mais lógico e mais fácil seria apenas assistir e pronto.

A "droga" da próxima geração

Em março, David Jaffe já havia dito à revista Edge que não está se importando muito com a próxima geração de jogos e que não ocupa seu tempo pensando no assunto. "Não estou mais empolgado com a tecnologia da próxima geração... É uma droga", declara fazendo referência aos orçamentos cada vez mais milionários dos games.

Na época do lançamento de Twisted Metal, Jaffe chamou de "droga" a próxima geração.

O aumento do custo de produção é tido pelo criador como o principal inimigo daqueles que estiverem envolvidos no desenvolvimento dos futuros títulos. Ele não apontou nenhuma plataforma específica da próxima geração, Wii U, PlayStation 4 ou Xbox 720; apenas tratou de generalizar sua falta de empolgação com o que está por vir em termos de games.

Para Jaffe, bastavam os atuais recursos presentes em portáteis como o PSP e o 3DS, que podem ficar sempre ligados e com um simples botão é possível retornar ao ponto que se parou no jogo sem ter que passar por "porcarias de boots", ou seja, sem ter que esperar por tempos de carregamento prolongados.

Além disso, despejou críticas em torno da falta de tecnologias capazes de permitir que seus usuários desenvolvam enredos realmente interessantes, e não perdoou a demora da indústria em apresentar soluções de inteligência artificial que deem aos jogadores a chance de caminharem segundo suas próprias escolhas.

"Comecei na Sony Imagesoft fazendo jogos para Super Nintendo e Mega Drive, e trabalhei com o PS1, com o PS2, PS3, Vita... Você passa por esses ciclos tantas vezes e percebe que o "Ah, meu Deus!" de hoje é o "Ah, tanto faz!" de amanhã, provoca.

A entrevista foi concedida durante o lançamento europeu do jogo Twisted Metal.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
lfagundes04 em 15/06/2012 13:54
Eu acho que não. Os consoles não vão sumir mas vão se modificar, no final não vai ter mais TV's, sera realidade virtual. Isso que eu penso, e garanto que ainda vejo isso antes de morrer.
0 / 0
MrGame em 14/06/2012 22:43
Nah..Não vai cair não. Se tivermos mais homens que nem o Jaffe, é assim que vai se manter.
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
God of War: Ascension | God of War | Playstation 2 | Playstation 3 | 12/02/2015 16:20:44 0 / 0
God of War: Ascension | Playstation 3 | 17/12/2013 16:49:53 0 / 0
God of War: Ascension | Playstation 3 | 19/07/2013 17:02:35 0 / 0
Ficha técnica
Gênero:
Ação
Lançamento:
12/03/2013
Desenvolvedor:
Santa Monica Studios
Distribuidor:
Sony
Plataforma(s):
PS3
Junte-se a Kratos conforme ele busca a liberdade, redenção e clareza para vingar sua família em uma das aventuras God of War mais ambiciosas da série até agora.
8.5
7.8
Estamos no Facebook