Review: L.A. Noire

Por: lucaslll
L.A. Noire | 20/06/2011 16:13:30 4 / 0

O aparecimento de uma nova tecnologia nos games não é exatamente uma coisa rara, mas saber o que fazer com ela já não é tão comum. Ao invés de apenas melhorar gráficos, a Rockstar foi capaz de criar um novo conceito de jogo baseado na captura de faces.

Quando a técnica é usada para criar algo inédito, temos uma experiência única como L.A. Noire.

Com um novo sistema de câmeras, a Rockstar conseguiu capturar perfeitamente todas as expressões feitas por atores e com isso criar personagens que expressam com perfeição todas as sutilezas da comunicação humana. Se você não está entendendo que detalhes são esses, vire agora para o lado e conte uma mentira escabrosa para quem estiver mais perto e você vai entender.

O conceito do jogo é simples, apesar de sua execução ser uma das mais complexas vistas em um game até hoje. Você no papel de um detetive deve conduzir investigações, aparentemente é isso que todos os detetives fazem. Além de coletar evidências na cena do crime, você deve interrogar suspeitos e testemunhas, e nesse ponto o jogo se destaca.

Gameplay

Pelas expressões faciais e pela entonação de voz você deve descobrir quem fala a verdade e quem é um maldito mentiroso (estou falando com você, seu taxista cretino?). Após cada pergunta você deve decidir entre aceitar como verdade, duvidar ou acusar seu entrevistado. Aqui existe um sistema complexo de risco e recompensa, pois agir energicamente e acusar alguém é o caminho mais rápido para conseguir informações, e também pode fazer com que o interrogado fique ofendido e torne tudo mais difícil para você.

O gameplay não se limita a entrevistas, os elementos básicos de um jogo open world também existem, mas todos os outros elementos não têm destaque algum. O sistema de tiros é satisfatório lembrando muito o de GTA 4, mas em pouquíssimos momentos o tiroteio é necessário. Muitas vezes apenas as investigações são suficientes ou ainda seus pulsos podem resolver, mas torça para que isso não aconteça, pois a luta é com certeza o ponto mais baixo do game. Dirigir pela cidade pode ser um pouco frustrante para quem está acostumado a correr loucamente e atropelar velhinhas, você é um policial e isso não é ignorado, portanto você deve obedecer às leis de trânsito e respeitar a vida dos civis.

A decisão é ousada e deve enfurecer todos aqueles que esperavam do game algo parecido com GTA, a clássica série da Rockstar. Porém, o que no começo pode parecer estranho acaba ajudando a criar o ambiente, pois L.A. Noire é um jogo diferente dos outros e ele não te deixa esquecer disso em momento algum.

Apresentação

L.A. Noire oferece muito mais do que apenas gráficos, pois o realismo não depende do seu visual. Não é exagero nenhum dizer que a expressão personagens realistas aqui ganha um novo significado.

Pela primeira vez é possível dizer que um game teve boas atuações, não apenas dublagens, mas atuações de verdade. Durante a captura de imagens os atores interpretaram cada uma das falas dos games e tudo foi reproduzido com total fidelidade, expressões faciais e trejeitos podem ser vistos em cada personagem. Com isso o jogo atinge um nível de realismo e de imersão sem precedentes.

Uma nova tecnologia deve ser mais do que uma evolução gráfica, deve criar uma nova possibilidade. L.A. Noire fez o que cada vez menos jogos fazem, criou uma nova abordagem para a apresentação de um game.

História

Uma história de detetives deve ter uma ambientação à altura e talvez nenhum dos temas clássicos dos games cairia muito bem. Detetives não combinam com espaço, nem com guerras e nem mesmo com zumbis, tudo bem tudo combina com zumbis. Nada melhor do que inovar novamente e trazer um ambiente que nunca havia sido explorado em um grande game.

Caso você não tenha imaginado pelo nome do jogo, ele se inspira nos filmes Noir. Esse tipo de filme retrata crimes nos anos 30 e 40, sempre com detetives perspicazes e tramas intrincadas. L.A. Noire representa muito bem o ambiente, mostrando não apenas um policial contra o crime, mas também policiais corruptos e tensões raciais.

A história então parece ser menos relevante do que o ambiente. Você joga como um policial que deve crescer em sua profissão. Durante essa missão você se depara com todo o tipo de crime, de simples roubos a complicados casos de estupro.

L.A. Noire é um pouco mais linear do que estamos acostumados, mas mesmo assim não é nem de longe um jogo curto. Com cerca de 15 a 20 horas de duração, tem conteúdo suficiente até para os mais exigentes.

Conclusão

Às vezes, quando pensamos em jogar, queremos apenas sentar confortavelmente no sofá e começar uma boa matança. Mas, para quem realmente gosta de videogame, também existem momentos para jogar algo que exige mais de nós e para isso dificilmente encontramos algo no nível de L.A. Noire.

Uma experiência única que mostra potencial do videogame como mídia e, além de tudo isso, um jogo incrível. Esse com certeza é um daqueles jogos que será usado de argumento por todos os defensores dos games. Um game definitivamente adulto que merece ser jogado por todos os que veem o videogame como algo a mais.

Nota: 9,0

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
gamer14 em 07/07/2011 23:15
ótimo jogo muito legal, fiquei um tempão para deixa-lo 100% merece parabéns.
mas com certeza se você conseguir (ou tiver muito, acredite muito tempo para isso) vai concordar comigo que final é escroto.
0 / 0
IV em 21/06/2011 19:22
uau!
parece ser muito bom!
0 / 0
Renato12 em 21/06/2011 11:02
Esse jogo e muito bom mesmo,a expressão da cara dos personagens e verdadeira mesmo Hein.
0 / 0
joaokleber em 20/06/2011 23:21
eh um bom gosto do baralho! ki kiki ki kiiiiiii.....
0 / 0
Édi_rpg em 20/06/2011 17:06
É as vezes a Rockstar acerta, e desta vez acertou em cheio. Este jogo me vez realmente pensar de como a Rockstar sabe fazer jogos bons.
0 / 0
MrGame em 20/06/2011 16:56
Essa foi digna de Zorra Total, Sergio xD
0 / 0
sergio sampa em 20/06/2011 16:53
Finalmente, o review está NOIRE!
0 / 0
MrGame em 20/06/2011 16:41
Podia ter mais horas de jogo. DLC´s!!!!!!!!!!!!!
P.S: Cenas de crime são medonhas de tão reais, a história capricha e você se sente em um CSI anos 40. Só a Rockstar mesmo.
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
L.A. Noire | Playstation 3 | Xbox 360 | 14/02/2012 15:10:24 #L.A Noire 0 / 0
L.A. Noire | Playstation 3 | Xbox 360 | 10/11/2011 11:39:28 #L.A Noire 2 / 0
L.A. Noire | Playstation 3 | Xbox 360 | 15/07/2011 10:30:29 6 / 0
Ficha técnica
Gênero:
Adventure
Lançamento:
Não disponível
Desenvolvedor:
Team Bondi
Distribuidor:
Rockstar Games
Plataforma(s):
PS3360
Uma história de detetive que se passa nos anos 40, em um ambiente como o de filmes noir
9.0
8.8
Estamos no Facebook