Comparação: Tomb Raider de PS4 vs. Xbox One

Tomb Raider | 28/01/2014 15:06:22 0 / 0

O lançamento de Tomb Raider: Definitive Edition, versão aprimorada do reboot de Tomb Raider, atiçou o ânimo da galera que andava louca pra saber qual console rodaria melhor o jogo, PS4 ou Xbox One.

Para solucionar esse mistério, uma das equipes mais feras do mundo em análise de games, a Digital Foundry, do site gringo Eurogamer, fez um tira-teima em vídeo executando Definitive Edition em ambos os consoles, lado a lado; para quem imaginava que não haveria diferenças drásticas entre o PS4 e o Xbox One, a lavada:

A versão do jogo para PS4 destruiu a de Xbox One!

Veja por um print a seguir e confira o vídeo ao final da matéria.

O lance da diferença não é necessariamente visual: lado a lado, as versões de PS4 e Xbox One são praticamente idênticas em termos de texturas, iluminação e filtros. O desempate fica por conta da taxa de quadros de animação por segundo (fps).

No PS4, Tomb Raider: Definitive Edition chega ao pico de 60 quadros por segundo, o que torna os movimentos da protagonista Lara pelos cenários muito mais suaves. No Xbox One, a taxa não passa dos 30 fps, o que acaba produzindo a mesma sensação da geração passada em termos de velocidade de animação.

É bom deixar esmiuçado, contudo, que o PS4 não mantém esse pico de 60 fps durante todo o jogo. Em alguns momentos, a velocidade chega a cair para 32 fps, que foi a taxa mínima registrada pelo pessoal do Digital Foundry. A versão de Xbox One caiu para o mínimo de 27 fps.

Assim, temos, de acordo com os especialistas, a seguinte média de fps em Tomb Raider: Definitive Edition:

- PS4: 53,36 fps;
- Xbox One: 29,98 fps.

Agora, se a diferença entre as duas versões se resume basicamente à taxa de quadros por segundo, em que o PS4 teria "destruído" o Xbox One em Tomb Raider?

Simples: se os desenvolvedores quisessem uma versão de Xbox One tão veloz quanto a de PS4, a qualidade gráfica da versão de Xbox One teria que ser reduzida para se adaptar à taxa de fps.

É difícil entrar nas nuances da arquitetura de hardware, mas de alguma maneira os desenvolvedores de Tomb Raider conseguiram extrair muito mais desempenho das entranhas do PS4 do que das do Xbox One.

Resumindo... Mais qualidade gráfica, menos fps. A grosso modo, talvez os desenvolvedores conseguissem produzir uma versão de Tomb Raider ainda mais bonita no PS4, mantendo uma taxa em torno de 30 quadros por segundo no console. Por razões comerciais, em se tratando do nebuloso universo das franquias, não seria muito "business" lançar as duas versões de Tomb Raider com muita disparidade nos gráficos.

A guerra entre PS4 e Xbox One é muito lucrativa e faz parte do jogo do mercado nos fazer acreditar que ambos são estritamente idênticos. Bem, especialistas vão e vêm com novas teorias em torno da semelhança entre as arquiteturas de hardware de ambos os consoles... Mas, dessa vez, pelo menos dessa vez, Tomb Raider: Definitive Edition acabou denunciando que há alguma diferença em jogo.

Confira o vídeo do Digital Foundry a seguir.


Tomb Raider: Definitive Edition de PS4 vs. Xbox One

VEJA TAMBÉM:

>>> A evolução de Lara Croft em 18 anos

>>> Um Tomb Raider em 1ª pessoa nas coxas de Lara

>>> Comparação: Tomb Raider de PS4 x PS3

>>> Acorde com a Lara Croft a seu lado

>>> Um belo "fan film" do reboot de Tomb Raider

>>> Faces da morte de Lara Croft: 5 minutos de horror

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Fernando Katayama em 28/01/2014 15:35
É uma batalha meio complicada... Mas é bom considerar que, no caso de Tomb Raider, desenvolver para o Xbox One parece ter sido até mais fácil, pois o videogame da Microsoft conversa com DirectX e tal...
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
Tomb Raider | PC | Playstation 3 | Xbox 360 | 04/02/2014 19:11:40 0 / 0
Tomb Raider | PC | Playstation 3 | Xbox 360 | 31/01/2014 11:14:58 0 / 0
Tomb Raider | PC | Playstation 3 | Xbox 360 | 23/01/2014 15:57:07 0 / 0
Ficha técnica
Gênero:
Adventure
Lançamento:
05/03/2013
Desenvolvedor:
Eidos
Distribuidor:
Square Enix
Plataforma(s):
PCPS3360
Reborn marca o recomeço de uma das personagens mais conhecidas dos videogames. Lara Croft agora tem 21 anos de idade e muitas aventuras pela frente.
8.0
n/d
Estamos no Facebook