Battlefield 4 já esgota quase 100% do PS4 e XOne
Battlefield 4 é realmente pesado: de acordo com o diretor técnico da empresa Frostbite, dona do motor gráfico Frostbite 3, o jogo usou entre 90 e 95% da capacidade de CPU (processador principal) dos consoles PS4 e Xbox One.
Grossamente falando, os desenvolvedores do novo Battlefield já praticamente atingiram o limite da 8ª geração de consoles, isso levando em conta a atual configuração dos kits de desenvolvimento e entendendo que ainda há muito a melhorar em termos de ferramentas de criação.
Isso tem uma explicação: para os novos PlayStation e Xbox, Sony e Microsoft preferiram investir mais pesado em GPU (unidade gráfica) do que em CPU, uma vez que nos dias atuais os GPUs são responsáveis por muitas das tarefas antes exclusivas dos CPUs. A simulação da física, por exemplo, é um dos itens que muitos desenvolvedores hoje preferem delegar para o GPU.
Outra questão abrange os núcleos dos CPUs desses consoles: dos oito núcleos disponíveis tanto no PS4 quanto no Xbox One, apenas seis seriam acessíveis aos desenvolvedores de jogos - os dois restantes ficariam reservados para o sistema operacional.
Apesar dessas constatações, não é preciso entrar em pânico: a 8ª geração de consoles ainda tem uma longa vida pela frente e os estúdios que desenvolvem jogos precisam melhorar bastante os processos de produção, a fim de otimizar a criação dos futuros lançamentos.
Mesmo com um Battlefield 4 já esgotando os CPUs do PS4 e do Xbox One, a nova geração de videogames é muito mais poderosa do que a anterior.
VEJA TAMBÉM:





