"Gran Turismo 5" ou "Forza 3"?

Por: Troqui
Gran Turismo 5 | Forza Motorsport 3 | 01/12/2010 15:52:51 #Fight! 2 / 0

Sempre que grandes títulos como estes são lançados, comparações com outros jogos do gênero são impossíveis de não serem feitas. "PES" e "FIFA", "Halo" e "Killzone" e "Guitar Hero" e "Rock Band", todos sinônimos de sucesso, mas que ainda têm algo a provar.

Com o recém-lançado "Gran Turismo 5" não é diferente. Pegamos alguns dos principais pontos de cada jogo e colocamos lado a lado para saber qual é o melhor.

Essas disputas são mais do que meras rivalidades. São disputas pelo primeiro lugar, tanto nas vendas, como na preferência geral dos gamers. Pegue "Guitar Hero", por exemplo. Há anos que as produções da Neversoft perdem feio para os "Rock Bands" e, mesmo assim, ainda têm uma galera disposta a defender a série com unhas e dentes.

Além de tudo isso, a exclusividade dos dois títulos contribui - e muito - para este tipo de discussão. Como nem todo o mundo pode ter os dois consoles, vamos fazer um apanhado geral das principais características de ambos os games e colocá-las frente a frente para saber qual o melhor.

Gráficos


O vídeo mostra "Gran Turismo 5" e "Forza 3" lado a lado na mesma pista, com o mesmo carro e na mesma resolução. Apesar da qualidade de imagem, é visível a diferença entre os jogos, muito embora os dois sejam lindos. "GT5" ganha por pouco de "Forza 3", principalmente pelo fato de trabalhar melhor as sombras dentro dos cockpits dos carros. Além disso, o nível de detalhes dos painéis também parece superior.

No entanto, fora do carro "Forza 3" se dá melhor. O nível de detalhes da pista, gramado, torcida e até dos carros é maior, sem contar que o game da Turn 10 possui cores mais vivas do que a do concorrente.

Jogabilidade
Provavelmente um dos itens mais difíceis de serem julgados, principalmente em dois "simuladores".

É claro que a sensação de dirigir um carro em "Forza 3" não é e nunca será a mesma de dirigir em "Gran Turismo 5" e vice-versa. No entanto, existem diversos aspectos deste ponto que podem - e devem - ser discutidos e analisados com cuidado. Um deles é a Inteligência Artificial dos jogos.

Navegando por aí, eis que me deparo com o vídeo a seguir:



Claramente a AI de "Forza 3" é consideravelmente melhor do que a do game produzido pela Polyphony. "Gran Turismo 5" tem altos e baixos em termos de jogabilidade. Por vezes dá para perceber erros graves da Inteligência Artificial, assim como por vezes também se nota que ela funciona. No mínimo, podemos chamar "Gran Turismo 5" de "Inconsistente". Foram cinco anos de produção. Isso era uma das coisas que deveriam estar perfeitas.

Danos
Todo jogo de corrida que se preze tem que ter danos realistas, afinal, não existe piloto perfeito, muito menos virtualmente.

"Gran Turismo 5"

"Forza 3"

A diferença é clara, não? Enquanto "Gran Turismo 5" até tenta, mas não consegue, "Forza 3" detona os carros com gosto. Se você gosta de para-choques tortos e retrovisores destruídos já sabe qual comprar.

Miscelânea
Talvez este seja o divisor de águas entre os jogos. Podemos classificar "Forza 3" como um jogo de corrida, com um pé na simulação. Agora, dizer o mesmo de "Gran Turismo 5" é, no mínimo, um crime.

Talvez, o maior pecado de Kazunori Yamauchi tenha sido a sua busca por perfeição. "Gran Turismo 5" não é apenas um simulador, "Gran Turismo 5" é melhor do que a própria realidade. Uma infinidade de carros e ajustes em um universo puramente automobilístico.

Seguindo essa lógica, podemos dizer que "Forza 3" cumpre muito bem o seu papel como jogo de videogame e que "Gran Turismo 5", justamente por essa falta de definição, não faz a mesma coisa.

Conclusão
Se você estiver lendo com a esperança de sair com alguma sugestão, pode tirar o cavalinho da chuva. É muito difícil escolher entre os dois jogos. Tudo o que nós podemos fazer é indicar "Gran Turismo 5" para os pilotos virtuais mais hardcores, e "Forza 3" para os que buscam somente diversão. Falar que um é melhor do que outro seria injusto, já que, apesar de serem concorrentes, atuam em campos diferentes do videogame.

Você escolhe.

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
MrGame em 03/12/2010 13:47
Gran Turismo 5 sempre!
0 / 0
krustyjr em 02/12/2010 17:49
Nossa, demais o video mostrando a "inteligência artificial" dos jogos. O Forza aprendeu direitinho a desviar de carros parados, muito legal e ponto pra ele.
Sobre os demais aspectos:
graficamente, dentro ou fora do carro achei que o GT é bem mais realista que o Forza (que tem jeito e cores de video-game comparado ao outro, que parece uma gravação em vídeo). As batidas do Forza são mais exageradas mas bem mais legais que no GT, que precisa destruir um pouco mais os carros mesmo pela simulação.
Gostei que parece que voce realmente está em velocidade, diferente das versoes de GT anteriores...
Interesse em jogar... mas comprar... não sei ainda...
0 / 0
pedrofaria em 02/12/2010 13:03
Ótimo artigo... finalmente me fez decidir em esperar para comprar um GT5 usado beeeeeeeeeeem mais pra frente...
1 / 0
Alexey em 01/12/2010 18:36
GT5 tá bem superior de realismo. Forza tem cara de videogame.
0 / 0
aon2 em 01/12/2010 15:55
Excelente matéria mas como dito, de nada vale para decidir entre um e outro. rsrs
Acho que vou de GT5.
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
Gran Turismo 5 Prologue | Gran Turismo 5 | Playstation 3 | 08/10/2012 17:43:29 #PlayStation 4 0 / 0
Gran Turismo 5 | Playstation 3 | 18/10/2011 15:30:53 2 / 0
Gran Turismo 5 | Playstation 3 | 05/10/2011 15:39:08 1 / 1
Ficha técnica
Gênero:
Simulacão
Lançamento:
24/11/2010
Desenvolvedor:
Polyphony Digital
Distribuidor:
Sony
Plataforma(s):
PS3
Com resolução de 1080p, um dos games mais esperados da nova geração. Gran Turismo prepara sua estréia completa no PlayStation 3 e pretende ser o melhor simulador já criado!
8.5
8.5
Quem já curtiu isso
Estamos no Facebook