Fantasia Final III do Nintendo Duas Telas

Por: sergio sampa
Final Fantasy III | 08/04/2013 18:51:59 0 / 0

Final Fantasy III foi o primeiro jogo da franquia a ter um remake com gráficos poligonais. O original é de 1990 e foi lançado somente no Japão.

O Final Fantasy III que foi lançado no ocidente era na verdade o Final Fantasy VI. Isso significa que somente em 2006 o ocidente recebeu uma versão traduzida do FF III original.

A Squaresoft (atual Square Enix), após dois jogos, reuniu o que tinha feito de melhor neles e aplicou no terceiro jogo. Os personagens voltaram a ter níveis de experiência, abandonando aquele sistema esquisito e demorado de FFII, onde o personagem ficava cade vez melhor somente naquela magia ou arma que ele mais usasse (o que proporcionava um "grind" eterno).

As classes do primeiro jogo voltaram, mas elas não são mais fixas. Os quatro cristais que trazem equilibrio para a existência da vida no mundo concedem as classes (ou "Jobs") aos quatro guerreiros e eles podem trocar como bem entenderem.

O enredo é quase um remake do primeiro game. Existem as Forças da Luz e das Trevas. Quando uma dessas forças é destruída, a outra invoca 4 Guerreiros para restaurar o equilibrio.

No passado, os humanos tentaram se apoderar das Forças da Luz. Com isso, 4 Guerreiros das Trevas foram convocados para impedir os humanos, e a humanidade foi castigada. Por causa disso, profetas Gulganos previram que em breve, o inverso ocorreria. E assim aconteceu.

No continente elevado, 4 pessoas são escolhidas por um dos cristais elementais para restaurarem a vida no planeta, que foi completamente inundada, anos atrás. A missão deles é impedir que um ser maligno, a Nuvem das Trevas, viesse para o mundo da Luz. E a pessoa responsável por trás disto é o Mago Xande, pupilo de Noah, o criador de todo o universo.

Asssim, os 4 partem numa jornada para recuperar seu mundo e conseguir aliados para chegar à Torre de Cristal e impedir Xande.

Essa foi a primeira vez que vimos os seres mágicos que podem ser invocados durante a batalha. Isso é uma das características mais marcantes da série, e na versão para DS, eles ficaram bem bonitos,

A melhora gráfica é surpreendente. Esse é um dos jogos mais bem trabalhados para 3DS. Parte da equipe original da primeira versao de FFIII esteve presente, supervisionando a criação do remake, para garantir que o jogo tivesse o mesmo "feeling".

Os personagens eram bem genéricos, mas, na nova versão, eles ganharam personalidades. E mesmo que eles tenham a mesma classe, cada um tem uma roupa diferente. O retrabalho da Square foi realmente de qualidade. A classe inicial no game original era a Onion Knight (não, eles não vestiam elmos no formato de cebola). No DS, a classe mudou de nome para Freelancer e Onion Knight passou a ser uma classe secreta.

Alguns ajustes foram feitas em outras classes, como a adição da função Throw para o Ninja, que passou a poder arremessar armas nos inimigos, ou o famoso Jump da classe Dragoon.

A música também é muito boa. Ela já tinha uma composição digna da série no NES, mas ganhou um arranjo muito mais bonito no remake.

Existem interações com o modo wireless do DS que permitem trocas de mensagens e aquisição de novos ítens. Isso também habilita uma side-quest onde se consegue a classe Onion Knight.

Um problema que afeta o tempo todo é o loading. Nos dois primeiros jogos, tanto nas versões originais como nos remakes para GBA, a jogabilidade é bem rápida. Em FF3, as telas de loading demoram muito. Tanto para entrar no menu, como nas casas ou numa batalha, o carregamento é meio devagar. Se o não demorasse tanto, com certeza eu teria o terminado com umas 4 horas eu menos.

As conversões para iOs, Android e PSP tem os mesmos gráficos, mas com maior resolução e músicas melhores. As cenas que utilizavam as duas telas do DS ao mesmo tempo, foram adaptadas e você não perde nada por jogar essas versões. É até mais fácil jogá-las do que a versão para DS, pois, você não precisa que outra pessoa tenha o jogo e o aparelho para abrir a side-quest do Onion Knight.

Final Fantasy III é um game bom, com uma mecânica um pouco arcaica. É divertido, mas achei cansativo esperar os load times. Parei algumas vezes de jogar FFIII, durante alguns meses, mas, cheguei ao seu fim.

Como Final Fantasy IV saiu também em forma de remake para DS, só nos resta esperar que a Square Enix lance para 3DS os remakes de FFV e FFVI.

NOTA: 7.5

PSP Trailer

BETA
Comente pelo facebook
Clique aqui para comentar pelo sistema do gameLib
Leia também
Por: sergio sampa
Final Fantasy III | PSP | 25/09/2012 11:24:44 0 / 0
Final Fantasy III | Ouya | 31/07/2012 12:10:28 #Final Fantasy III 0 / 0
Por: Rpg_Xpert
Final Fantasy III | Nintendo DS | 10/06/2011 10:51:45 0 / 0
Ficha técnica
Gênero:
RPG
Lançamento:
25/09/2012
Desenvolvedor:
Matrix Software
Distribuidor:
Square Enix
Plataforma(s):
PSPOuyaiPhoneDS
Além de ser um remake de um dos capítulos mais influentes, é também um RPG com história e desenvolvimento bem sólido.
8.0
8.0
Estamos no Facebook