Análise do clipe "Gentleman" do PSY
Um dos acessórios vendidos, baseados na música "Gentleman"
Após o sucesso viral de Gangnam Style em 2012, PSY lançou sua nova música, a "Gentleman".
Em pouco menos de um mês, desde sua estreia (13/4), o clipe já chegou a 300 milhões de views no YouTube. Será que "Gentleman" irá superar a música anterior?
A divulgação da nova música até agora tinha sido feita somente na Coreia do Sul e pela internet. Foi só nesta semana que o PSY passou a divulgar a música em programas americanos. Então, é bem provável que o número de visualizações cresça ainda mais a partir de agora.
E o clipe, é legal?
Os clipes anteriores do PSY não tinham ligação, mas dessa vez foi diferente. "Gentleman" é a sequência direta de "Gangnam Style". Os personagens conhecidos do outro clipe voltaram, como o Elevator Guy, e outros novos surgiram.
"Gentleman" fala sobre o cara que se diz um cavalheiro, mas é o maior "zueirão". Por isso, PSY passa o clipe todo zoando as pessoas, principalmente as cocotas coreanas.
HyunA, do grupo de kpop 4Minute não deu as caras. A PSYGirl da vez é a Ga In, do grupo Brown Eyed Girls (BEG). Ela aparece malhando na academia e depois tendo um encontro com o PSY num daqueles restaurantes/bares de rua que são comuns na Coreia do Sul.
A nova dança, a "Arrogant Dance", não é novidade para os coreanos. Ela já existia na música "Abracadabra" do grupo BEG. PSY comprou os direitos da dança e ainda convidou a Ga In para estar no seu clipe. Então, ele deu uma ligeira alterada na coreografia (colocando a mão em baixo do queixo), e colocou a "Crap Dance" no final da música, em que ele sai pulando e dando joelhadas para o lado, enquanto as mãos ficam para o lado oposto.
PSY ensina a fazer a "Arrogant Dance" num programa americano em que ele se apresentou recentemente. Basta cruzar os braços, colocar uma mão no queixo, abrir as pernas e mexer o quadril.
Alguém me diz por que diabos as pessoas riem TODAS as vezes que essa loirinha fala?
"Abracadabra" foi o maior sucesso do kpop em 2010 na Coreia do Sul, por isso, todo o mundo já conhecia a "Arrogant Dance" por lá quando "Gentleman" foi lançado. Segundo revelou PSY, ele quer divulgar o kpop no mundo através de grandes sucessos que já aconteceram na Coreia. Por isso mesmo, ele utilizou a dança tão famosa do grupo BEG.
"Gangnam Style" era uma música bem agitada, com um clipe engraçado que viralizou na internet. Sua dancinha era fácil de imitar e todo o mundo queria fazer um vídeo com a bendita dança para aparecer no YouTube.
Já "Gentleman" é uma música um pouco mais lenta. Sua dança também não tem aquele impacto, não da para "emular" ela sentado num banco de um carro, por exemplo, é preciso estar em pé. Por isso, ela é menos acessível. Fora que tem gente que não gosta de sair por aí rebolando.
O clipe mantém o que foi visto anteriormente, tem muitas cenas engraçadas gravadas em Seul e adjacências, algumas delas polêmicas, várias pessoas ao fundo fazendo a coreografia, a PSYGirl da vez, e segue o estilo pelo qual o mundo conheceu o PSY. O ponto fraco é que o clipe parece inovar pouco.
Será que a próxima música do cantor também seguirá a mesma fórmula ou ele tentará diversificar?
Will Smith quer gravar uma música com o PSY, e prometeu que fará se seu novo filme for um grande sucesso na Coreia do Sul. Seu filho quer gravar com G-Dragon, outro cantor de Kpop da mesma gravadora do PSY, a YG. Ou seja, a YG deve estar sonhando com rios de dinheiro.
Veja o Making Of de "Gentelman" que foi postado hoje no canal no YouTube do PSY, em comemoração aos 300 milhões de acessos do clipe: