[Review] Metal Gear em HD só poderia nos deixar "XD"!

Metal Gear Solid HD Collection | 26/04/2012 17:15:53 1 / 0

Após analisar Metal Gear Solid Snake Eater 3D, chegou a hora de falar sobre Metal Gear Solid HD Collection, lançado para PlayStation 3 e Xbox 360.

Essa coletânea reúne Metal Gear Solid 2 - Sons of Liberty (2002), Metal Gear Solid 3 Snake Eater (2004) e Metal Gear Solid Peace Walker (2010).

A série Metal Gear é uma das mais famosas. Isso porque não existe um game da franquia que possa ser considerado ruim. Até aquele lançado para Game Boy Color, Ghost Babel, é bem trabalhado, e você nota a mão e o sarcasmo de Hideo Kojima influenciando o game.

Jogando essa coletânea você conhece muito sobre a franquia, desde seu início cronológico em MGS3 até o MGS2, que é um prelúdio para o MGS4 (vendido separadamente!).

Como bônus, os dois primeiros games da série lançados para MSX também estão disponíveis. Desses dois, não espere uma jogabilidade muito refinada, pois são antigos. Mas vale a pena dar uma olhada. O mais importante do primeiro Metal Gear é que essa é a versão correta, em que você enfrenta um Metal Gear no final, e não um supercomputador como na versão "estragada" lançada para NES.

Não vou citar aqui o conteúdo de cada jogo, mas, todos são a versão completa dos games originais com os extras lançados posteriormente. Há muito que fazer em cada um dos episódios, modos para desbloquear e segredos que não estão disponíveis logo de cara.

Infelizmente, Metal Gear Solid 3 não possui as novidades da versão 3DS. Não dá para criar camuflagens a partir de fotos. E essa era a característica mais divertida no portátil.

Só para exemplificar, estava eu prestes a terminar o game, frente a frente com o último inimigo, num lugar onde eu precisava de uma camuflagem branca. As camuflagens que o game oferece não te dão 100% de eficiência. Nessa hora, eu estava jogando num ônibus, então, eu tirei uma foto com o 3DS do plástico do banco da frente e transformei em camuflagem. Assim, ficou muito mais fácil escapar do alvo do inimigo.

Em Peace Walker você tem os minigames, além do modo principal, e também um multiplayer on-line, bem divertido. O melhor é que os serrilhados do PSP foram para o espaço, por conta da resolução HD.

Todos os jogos rodam em 60fps, algo não muito comum em jogos de console. Por um lado, os gráficos estão mais limpos e suaves, mas, por outro, acabou revelando alguns defeitos. Em MGS 3, no PS2, os gráficos tinham um borrado feito especialmente para o game, que camuflava algumas texturas em baixa resolução dos cenários. Como esse borrão sumiu na versão HD, as texturas ruins ficaram mais do que expostas.

Os detalhes nos personagens melhoraram. É possível notar que houve um trabalho para deixá-los mais bonitos, tanto no número de polígonos quanto nas texturas (mas não espere muito). Para compensar os cenários borrados, os personagens ficaram muito bons.

Faltaram novidades nos games, os comandos são os originais, que são um pouco complexos. Poderiam ter deixado mais intuitivo. A versão de MGS 3 para 3DS, por exemplo, deixa você mais livre com a câmera em primeira pessoa, e você pode andar agachado a hora que quiser. Na versão HD, a câmera em primeira pessoa é mais limitada e você só anda em pé ou rasteja, para andar agachado, só estando perto de soldados.

O jogo é indicado para quem nunca jogou a série ou não está com vontade de ligar seu antigo PS2. O maior defeito é não ter incluído o primeiro Metal Gear Solid de PS1 ou o remake para Gamecube "Twin Snakes". Esse foi o game mais famoso da franquia e o responsável por ressuscitá-la, muito tempo após o lançamento dos dois jogos para MSX. 

Vídeo de comparação dos gráficos antigos e os novos em HD:

De qualquer forma, a coletânea é uma boa pedida, pois a história e o estilo de narrativa de Hideo Kojima é algo único nos jogos que ele produz, e MGS HD tem isso de sobra.

Nota: 8.0

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Renato12 em 28/04/2012 19:51
Legal vou ver se compro.

Concordo com o MrGame.Eles podiam remasterizar o Donkey Kong (LOL)
0 / 0
MrGame em 26/04/2012 21:14
É obrigatório remasterizar todos os jogos do passado. Vamos nessa:

PETIÇÃO PARA FINAL FANTASY VII EM HD!
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
Metal Gear Solid HD Collection | Playstation 3 | Playstation Vita | Xbox 360 | 13/02/2014 19:11:16 0 / 0
Metal Gear Solid HD Collection | Playstation 3 | Playstation Vita | Xbox 360 | 18/04/2013 14:39:26 0 / 0
Por: NUB
Metal Gear Solid HD Collection | Playstation 3 | Xbox 360 | 30/08/2012 11:48:51 1 / 0
Ficha técnica
Gênero:
Ação
Lançamento:
08/11/2011
Desenvolvedor:
Kojima Productions
Distribuidor:
Konami
Plataforma(s):
PS VitaPS3360
Três grandes aventuras da saga de espionagem de Hideo Kojima, agora em HD!
8.0
9.0
Quem já curtiu isso
Estamos no Facebook