Gametrô 2010!

Por: MrGame
Mass Effect 2 | Super Mario Galaxy 2 | Red Dead Redemption | 29/12/2010 12:23:15 2 / 0

Olá construtores de esgoto e contadores de lendas urbanas!!! Sou MrGame e como prometido, irei dar a minha Retrospectiva falando em 10 categorias os melhores jogos. Mas já vou alertando, o PS2 não se encontra em nenhum lugar.

Boa tarde. Sou Cid Moreira e vou noticiar a convite de meu amigo de copo MrGame, a Retrospectiva 2010 do mundo dos games. Mas enquanto vinha aqui, um cara perguntou por que eu estava aqui, se quem vem nessas notícias é sempre Larry King. Bom, ele estava comprando suspensórios novos. Mas vamos começar, com orgulho no peito, o começo ao fim dos jogos!

10°: Esportes
O ano dos games de esportes foi muito agitado, mas no final mostrou-se humilde e caiu gradativamente. Em 2010, todos esperavam grandes jogos e o Brasil ganhar a Copa do Mundo. Mas, seja por este fator ou outro, os jogos de esporte foram uma batida de locomotiva!

Jogos como "FIFA South Cup Africa 2010" e "Pure Football" que vieram no início do ano provaram o tanto que a EA e a Ubisoft queriam embarcar na onda promíscua de jogos sobre o futebol. "FIFA"  deu um belo baile pondo todas as seleções muito bem arranjadas e os técnicos com seus visuais originais, o mesmo com os campos e a torcida. Mas, a falta de extras e o cansaço da mesma força, baixaram bastante o que poderia ser uma tremenda experiência. "Pure Football" foi tão ruim, tão grotesco, que a Ubisoft deveria se trancar no quarto e se sufocar com um travesseiro. Visual péssimo, bugs em alta, falta de criatividade e jogabilidade, além de ser um jogo altamente intragável.

No meio e fim do ano, os EUA deram excelentes jogos baseados em esportes não lá muitos populares no Brasil, como o Golfe e o Basquete. E pensar que foram justamente eles que ganharam os prêmios no VGA. "Tiger Woods" e NHL2K11 capricharam mesmo, colocando os jogadores a fazer verdadeiros movimentos, impressionando na jogabilidade.

No fim do ano, as promessas das maiores séries de jogos esportivos: "FIFA" X "PES". Eu particularmente não ponho um como melhor ou pior, pois os dois jogos me deram uma bela decepcionada. "FIFA" perdeu grande parte do território conquistado com os tropeços da EA. "PES" prometeu e cumpriu, mas o jogo deu vaciladas feias em algumas partes. Enfim, eu acho que o VGA acertou nos jogos de esportes.

9°: Música
O mundo da música foi muito agitado nos games. Nós tivemos 3 séries querendo ser a suprema. A melhor machete seria: "O Antigo, o Forte e o Novo". "Guitar Hero" perdeu muito tempo no mesmo pasto e "Rock Band" o passou. Mas vamos falar mais detalhadamente. "Guitar Hero" deu uma de "Pro Evolution Soccer" e não apresentou nenhuma inovação, ficando no "Time que está ganhando não se mexe". Eita ditado estúpido! "Guitar Hero" ficou nessa onda, e consequentemente, sua jogabilidade caiu, junto com as músicas, os modos extras, tudo em uma efeito dominó.

"Rock Band" equipou todo o seu material em "Rock Band 3", pondo um novo instrumento: o Teclado, obtendo mais direitos de músicas mais recentes e antigas, além de contar com ajuda do rebento de George Harisson.  Foi um grande passo para os jogos, e o resultado não podia ser outro, prêmio na VGA.

"DJ Hero 2" também veio com todos os DJs conhecidos, incluindo GrandMaster Flash e David Guetta. As músicas ficaram melhores e a jogabilidade meio que difícil demais, mas nada que estragasse o jogo. Com todo esse arsenal de "DJ Hero" e "Rock Band", "Guitar Hero" não ficou com um prêmio. Mas é a vida..

8°: Terror
2010 fez um mercado no estilo Survival Horror que deixaram "Silent Hill" e "Resident Evil" com inveja, e quase ocuparam os seus postos. O ano foi mesmo da Capcom e dos independentes. "Alan Wake" e "Dead Space"...

Enfim. "Alan Wake" veio da mente da Remedy, e usou todas as ferramentas de terror já encontradas, meio que um "Silent Hill", só que bem melhor. Dando uma de livro do Stephen King, "Alan Wake" traz tudo que sentíamos falta no mercado do terror, que deu para virar um tiro em 3ª Pessoa. Duvida? Olhe os dois últimos jogos da série "Resident Evil" e me fale. Junto com "Alan", Siren deu uma enfrentada ótima, trazendo ainda mais terror psicológico.

O mesmo de "Dead Space", que pegando uma carona na nova jogabilidade de "Resident Evil", caprichou no enredo, nos tiros e no medo, tornando-se uma bela peróla dos videogames.

Falando em Capcom, "Dead Rising 2" nos deu mais risadas do que medo. Não sei se era ou não esse o objetivo da Capcom, mas veremos os próximos jogos de Terror para comprovarmos a teoria.

Com meia queda, o mercado dos jogos japoneses ficou em alta com este estilo, e ano que vem não promete muita coisa, mas estamos satisfeitos com os jogos apresentados.

7°: Corrida
Bem amigos, o mundo da corrida foi muito frequente em 2010. Muitos títulos voltaram à toda com muitas novidades e arranjos cada vez melhores. Alguns jogos decepcionaram, outros mostraram tudo que a velocidade é capaz de fazer. Séries de peso como "Need for Speed", "Gran Turismo", "MotorStorm", e o recente "F1 2010" impressionaram esse ano. Tivemos muitos jogos? Tivemos. Mas os outros eu não comentarei, pois são muito baixos para entrarem nessa retrospectiva.

"Need For Speed: Hot Pursuit" foi um lindo jogo que inovou bastante o mundo da corrida, dando um meio que toque "GTAriano"... Mas bem, foi um dos jogos mais absurdamente difíceis já efetivados por um jogo de corrida. Mas isso é uma coisa boa, com seus tremendos arranjos gráficos, jogabilidade e uma bela dificuldade.

O ano correu mundos e fundos com o excelente "MotorStorm" e fez um estouro no mundo da Fórmula 1, trazendo o melhor jogo de todos sobre o tema. Claro que deixou bastante a desejar, mas é uma bela experiência.

"Gran Turismo 5"! O jogo mais longo de corrida já produzido. Só para ter uma ideia, levaram 5 anos para fazer um jogo que bem, deixou tremendamente a desejar. Esperávamos uma obra-prima invencível e perfeita. Infelizmente, isso não ocorreu, mas Gran Turismo é um tremendo jogo com muitas licenças oficiais e gráficos soberbos. Um dos melhores do ano? Talvez.

Mas com toda essa pompa de carros de corrida, vamos ao próximo item!

6°: Role Playing Game = RPG
Concordamos que 2010 foi um tremendo ano no mundo do RPG. 3 séries voltaram para acabar com toda a concorrência dos meros jogos que estavam sendo lançados. Na linha de frente tínhamos as 3 maiores séries atuais: "Final Fantasy", "FallOut" e "Mass Effect". Falando a verdade, essas 3 séries surpreenderam neste ano. "Final Fantasy" surpreendeu nos gráficos, "FallOut" no modo de vida em um mundo tomado pela radiação e "Mass Effect" bem..por tudo!

"FF XIII" era uma grande promessa para o ano. 4 anos de dedicação para formar os mais belos gráficos dos RPGs atuais, uma trilha sonora bela e...nada mais. Como assim? Bom, "Final Fantasy XIII" decepcionou bastante, pois não tinha mais quests, não tinha mais liberdade, não tinha mais dificuldade, não tinha mais lojas, não tinha mais interação...Não tinha nada! Um jogo tão belo mas que ficou tão ruim. Isso é uma vergonha.

"FallOut: New Vegas" era uma grande promessa. Depois do grande ano de "FallOut 3", a Bethesda só manteve uma promessa. Acabar com os bugs que infestaram o jogo anterior. Isso foi uma boa coisa, pois "New Vegas" não ficou tão infestado assim. Mas algum bugs entraram para a história, como o momento Exorcista no começo do jogo. Claro, a jogabilidade melhorou, os gráficos, a dificuldade, os parceiros, mas "New Vegas" é só um Spin-Off. Agora é esperar. Quem sabe ano que vem?

"Mass Effect 2" vinha de um belo jogo em 2008 mas que não teve lá muita popularidade.  A sequência, lançada no ano passadocalou a boca de vários críticos e fez "Final Fantasy" chorar tanto que criou o Rio Vermelho. "Mass Effect" tem tantas falas com dublagens magníficas, interações de corpo e alma, quests, recrutamento, escolhas morais, armamentos futurísticos e tanta coisa que venceu até o melhor dá série FF XII. Não é piada. Enfim, mereceu bastante o título de melhor RPG do ano em praticamente todos os sites do mundo e mereceu bastante os 3 prêmio na VGA.

5°: Aventura.
O ano de 2010 foi banhado de jogos de aventura, como renascimento de séries caídas no esquecimento e de outras séries querendo seus postos de volta.

Vamos começar com o épico "Assassin's Creed: Brotherhood". Ezio arrebentou com todas as barreiras fazendo Roma ficar de joelhos. O modo de mandar assassinos atacarem locais, os novos golpes, os novos modos, missões, uma história envolvente que levanta paradoxos temporais etc. Ezio mais velho, experiente e forte contra os soldados do Papa, que não passa de um corrupto. Isso sim é uma trama polêmica! Bem, um Multiplayer cativante, gráficos estonteantes e atenção especial a cenas secundárias fizeram deste jogo o melhor de aventura do ano.

Lara Croft também queria o posto de volta de rainha das escavações, depois de se tornar soberana junto à Nathan Drake. Mas em "Guardian of Light" vemos uma história um tanto genérica, mas era apenas uma amostra do que vamos ter nos próximos anos, já que todos querem voltar ao tempo que a heroína era a melhor.

O pior jogo de aventura que tivemos esse ano foi com certeza "Prince of Persia: The Forgotten" Sands. Uma trama genérica, com gráficos fracos, poderes ruins mas muito devastadores...Sim, foi uma batida de trem de tão ruim.

4° Jogos baseados em animes
2010 foi um tremendo ano para quem gosta de animes. Naruto e Dragon Ball voltavam com tudo. Bem, com tudo é uma forma de dizer já que nenhum dos jogos satisfez as expectativas.

"Naruto Ultimate Ninja Storm 2" veio com uma expectativa tão alta que se a Bandai e a CyberConnect ganhassem um real a cada dia de espera por cada um que esperava esse jogo, seria um lucro tão imenso que nem precisariam lançar o jogo. Naquele Outubro de sangue e lágrimas de excitação o jogo é lançado. Estranhamente, o primeiro dia nem foi tão grande as vendas, ficando em posições muito menores do que esperávamos. Devia ser por causa de outro sucesso: "Medal of Honor", mas falarei dele também. "Storm 2" provou ser o melhor jogo da série, mas longe de ser indicado até como melhor jogo japônes. Mas enfim, a diversão foi boa, mesmo com gráficos chatos, jogabilidade genérica e outros altos e baixos.

Também no meio do ano foi lançado o aclamado "Dragon Ball: Raging Blast 2". Mas vamos ser sinceros, Dragon Ball, assim como outras séries que tiveram auges no PS2 estão com alguns resultados bem piores e bem cansativos. "Raging Blast 2" não chegou nem em um Top 10 de vendas. Por quê? pergunte aos produtores. Mas sinceramente, deixou longe o auge, ficando basicamente na luta. Isso, como diz o grande Bóris Casoy, é uma vergonha!

3°: First Personal Shooter = FPS
2010 foi o ano do FPS. Séries que estavam no topo queriam brilhar de novo e uma série meio que esquecida queria o seu lugar de volta. "Call of Duty", "Medal of Honor" e "Battlefield" voltaram com grandiosos jogos, fora o último que foi um DLC, ma sum tremendo de um DLC.

"Call of Duty", o FPS do ano. Sim, é verdade. O jogo com seus lindos gráficos, armamento bélico de época e uma trama envolvente mas incrívelmente curta mostram que é mesmo um "CoD". Bem, de lindos campos no Vietnam ao meio da Revolução Cubana e modos extras divertidos e complexos trouxeram a lembrança de "Modern Warfare 2". Entretanto, "Black Ops" é muito diferente do seu antecessor, até no número de vendas, que cresceu incríveis 5 milhões em um dia, ficando junto com Avatar com o maior recorde de entretenimento no primeiro dia de lançamento da história! Sim, foi um tremendo jogo. Conseguiu ficar no topo? É. "Modern Warfare 3" que está sendo produzido mas não deram nenhuma notícia deverá ser melhor...Mas duvido que bata mais um recorde de vendas!

"Medal of Honor"...Todos lembram dessa série quando ela ainda era a maior série de FPS de guerra no começo do milênio e no imortalizado PS1! Com o passar dos anos, a série caiu no maior esquecimento existente, com o surgimento de séries bem melhores como "Call of Duty" e dos primeiros passos de "Battlefield". Mas bem, neste ano, a promessa foi grande. A E3 fez o maior estardalhaço e deu um tremendo resultado. Infelizmente, não bateu de frente com nenhuma das séries atuais, mas felizmente mostram que Medal of Honor não morreu, dando ao público uma verdadeira sensação do que é ser um soldado americano no Afeganistão. Gráficos belo, jogabilidade bela, mas nada em especial. Quem sabe ano que vem?

A série "Battlefield" surpreendeu a todos com um DLC surpreendente. Sim, "Undead Nightmare" bateu de frente, mas O DLC é tão imenso, tão profundo, tão belo, que parece um jogo diferente. Sim, deu algumas falhas, mas quem se importa? O engraçado é sempre que "Call of Duty" lança algo "Battlefield" meio que copia. "Black Ops" tinha o Vietnam. "Medal of Honor" respeitou e foi para o Afeganistão. Custava muito a DICE mandar o jogo para o Iraque? Não, foi seguir os passos de "CoD". Uma coisa que anda acontecendo bastante. Mas isso não menospreza o DLC que tem enredo maior do que o próprio "Modern Warfare 2"! Como deixaram acontecer isso? Não sei, mas se merece uma ovação de pé merece.

2°: Volta dos clássicos
2010 também foi ano dos clássicos. Os maiorais como "Mario", "Donkey Kong", "Kirby", "Castlevania" até "Pac-Man" voltaram em alto estilo para a nova geração e como são jogos basicamente do Wii fora "Castlevania", tiveram todos suporte ao Mote. Bem meus amigos, não tenho nem que resumir os jogos...

"Super Mario Galaxy 2" quebrou todas as barreiras trazendo o jogo mais bonito já feito no Wii, pelo menos eu acho, além de fazer todas as crianças darem ataques epilépticos de tantas horas vidradas em "Mario", algo que não acontecia desde o tempo do "Jump Man".

"Kirby's Epic Yarn" foi um jogo tão belo e fofo ao mesmo tempo, mas altamente destrutivo que é a melhor combinação desde cerveja com vodka! O jogo é tão bom que foi indicado para tantas idades que viram os zumbis do Thriller jogando!

"Donkey Kong Returns" é a prova viva que desde que jogávamos quando crianças o "jogo do macaquinho", não nos viciamos tanto em qualquer jogo com animais na teoria de Darwin! Simplesmente demais!

"Castlevania" não tem tantos fãs atualmente. A culpa é das péssimas versões que são feitas, sendo a melhor "Sympony of the Night"! A mais atual versão, "Lords of Shadow", deu uma de "God of War" para alcançar mais público. Não deu certo, mas prometeu tanto que ele fez um belo sucesso. Ruim o jogo não é, mas que deixou a desejar, isso deixou.

"Pac-Man Championship Edition DX". No seu tempo, de Pac-Man normal viciou tanto que ainda pessoas de 40 anos jogam, quando começaram a jogar aos 15! Mas esse jogo é contra tudo que já vimos. Parece que tudo que vimos é tão infantil que essa nova versão é frenética e animal. Sugiro que quando comprar esse jogo, compre uma caixa de fraldas geriátricas, 5 barras de chocolate, 5 garrafas de Pepsi, corte o telefone e tranque o cachorro no guarda-roupa. Prepare-se!

1°: Ação
2010 se resume em jogos de ação. Todos os jogos do ano tiveram ação, desde música a corrida. Por isso resumi isso a dois jogos: "Red Dead Redemption" e "God of War III".

"Red Dead"! O jogo que ninguém esperava que ia ganhar como jogo do ano. Bem, como um belo sandbox, tudo é inacreditável. O faroeste, as missões, os modos, as missões, os jogos, o modo OnLine, a recreação do antigo estado Californiano... Tudo isso contribuiu para a vitória, além do impetuoso DLC "Undead Nightmare", que além de ganhar como jogo do ano, provocou uma reviravolta sendo considerado muito melhor que "Dead Rising 2". Quer saber, eu vou na onda!

"God of War III"! O melhor jogo do PS3 e os melhores gráficos! O jogo é tão impressionante que criancinha de 5 anos arrebentava nos botões, tanto que eu envolvi meninas da minha sala a começarem a jogar por esse jogo e quer saber? Deu certo! O jogo trazendo a volta de Kratos sobre os deuses gregos é incrível! Os gráficos foram tão bem feitos que Avatar chorou tanto que James Cameron nunca mais comeu camarão! O enredo foi muito copiado mostrando a originalidade. A jogabilidade melhorada. Claro que deixou muitas pontas soltas, mas quem se importa? O jogo é o melhor de 2010!

Esse foi a minha Retrospectiva. A ordem foi decretada pelas minhas ideias, não pelos melhores. Bem, até a próxima!

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Shumi em 26/02/2012 19:54
de todos o melhor ao estilo faroeste
0 / 0
Hunter em 19/12/2011 21:52
RDR o melhor jogo que ja jogei da rock star (na minha opinião)
0 / 0
TheSilver em 31/07/2011 17:47
RDR mtu show
0 / 0
marcela em 01/02/2011 19:15
legal
tri loco
maravilha
ótimo
muito show
super mega hiper plus e mais um pouco

ai...cansei
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
Por: lucaslll
Halo: Reach | Mass Effect | Call of Duty: Black Ops | Red Dead Redemption | God of War III | PC | Playstation 3 | Xbox 360 | 09/12/2010 16:33:08 4 / 1
Por: MrGame
Red Dead Redemption | Playstation 3 | Xbox 360 | 29/11/2010 16:36:27 1 / 0
Por: Troqui
Red Dead Redemption | Playstation 3 | Xbox 360 | 19/11/2010 16:27:02 2 / 0
Ficha técnica
Gênero:
Adventure
Lançamento:
18/05/2010
Desenvolvedor:
Rockstar San Diego
Distribuidor:
Rockstar Games
Plataforma(s):
PS3360
O segundo sandbox da RockStar que se passa no velho oeste, onde os jogadores entram na pele de John Marston, um fora-da-lei sem nada a perder.
9.7
9.7
Quem já curtiu isso
Estamos no Facebook