Duke Nukem Forever: Valeu a espera de tantos anos?

Por: sergio sampa
Duke Nukem Forever | 14/06/2011 16:08:23 4 / 0

Hoje, no evento da Nvidia Experience Day, testamos o novo Duke Nukem Forever. Ao mesmo tempo em que ficamos contentes com o tão esperado lançamento do game, notamos que alguns pontos não são mais como eram antigamente, e isso pode frustrar jogadores de Duke Nukem veteranos.

Veja o que achamos do game em nossa análise!

Duke está de volta?

Sim! O personagem mais canastrão e machista dos games ressurgiu das cinzas, mantendo seu jeito de ser, suas frases de efeito e piadinhas "canalhas".

Logo no início do game acontece uma cena muito inesperada, e não estamos falando dos cocôs arremessáveis que sujam as paredes! O humor no game não é sutil, é escatológico e cheio de cenas de duplo sentido, ou seja, totalmente Duke Nukem. Numa certa hora um garoto pede para Duke assinar seu caderno e o jogo te dá a opção de desenhar o que quiser. Vai da sua própria maldade desenhar algo bem sacana no caderno do moleque (ou não)!

Os gráficos

Indo direto ao ponto, os gráficos não são os melhores que existem hoje em dia. Na verdade, eles são bem fracos. O jogo oscila entre ambientes muito bonitos e ambientes em baixa definição, com texturas borradas ou poucos detalhes gráficos. Mas para não ser injusto, Duke Nukem não é um game feito para ser incrivelmente bonito. Suas sacadas, humor, nostalgia e o carisma do protagonista são muito mais relevantes. Muito provavelmente, se alguém reclamasse para Duke dos gráficos do game, ele mandaria a pessoa ir jogar Crysis...

Jogabilidade

Aí entra um detalhe que fará os saudosistas torcerem o nariz. A jogabilidade é totalmente diferente da que era vista no passado.

Só relembrando, no saudoso Duke Nukem 3D tínhamos aquela forma de jogar primitiva, que surgiu no Wolfenstein, em que, ao andar, o personagem deslizava numa velocidade absurda pela tela e a mira era menos precisa. Em DK Forever a jogabilidade funciona de uma forma completamente diferente. A movimentação é bem mais lenta e realista e a mira é mais precisa, porém, mais devagar também.

Vimos muitas reclamações sobre essa nova jogabilidade, e a maioria era de gamers old school que jogaram Duke Nukem 3D. Aparentemente, o motivo de a 2K games mudar a jogabilidade foi para adequar o jogo aos FPS atuais, como Call of Duty e Battlefield, que possuem uma jogabilidade mais pesada e realista. Ou seja, eles pretendiam agradar aos novos jogadores de FPS que, em tese, são muito maiores do que os fãs da série que jogavam Duke Nukem 3D na época que ele era um lançamento.

Ao mesmo tempo que isso poderia ser uma resposta, fica a dúvida: se eles queriam agradar à nova geração de gamers, que joga CoD hoje em dia, por que não se interessaram em fazer melhores gráficos ao invés de deixá-los mais fracos, dando ênfase às piadas do game, que são muito mais nostálgicas para quem jogava os games antigos?

É aí que Duke Nukem falhou um pouco em não definir um público exato para seu game. Mesmo seguindo ideias atuais, como vida voltando automaticamente, botão de corrida e mira precisa, parece que faltou alguma coisa para torná-lo um dos melhores games do ano.

As piadas e o humor sarcástico de Duke salvam o game, as armas "muito loucas" estão de volta, mesmo que se possa carregar apenas duas por vez. Se você não conhece a série, deveria investir nela, mesmo que DK Forever não seja tão bonito, ele tem lá seu charme! Devemos lembrar também que o game passou por várias mãos durante seu interminável tempo de produção e isso com certeza atrapalhou um pouco o resultado final do game.

Nota: 7.5

Gameplay da Demo

BETA
Comente pelo facebook
Último está em cima - alterar?
O que já falaram
0 / 0
Ramon Soares em 21/06/2011 19:31
que isso esse lixo ai merece uma nota 3. 1 pelo jogo e 2 pelo sarcasmos. n mais que isso. lixo total.
0 / 0
Renato12 em 17/06/2011 11:37
O game e bem legal, e os gráficos não são tão ruins assim.
0 / 0
Gamer em 15/06/2011 23:27
Pena... Eu gosto tanto da série =( Pelo menos o bom e velho Duke está de volta com sua canalhice e armas mucho loucas hermano!! =D
0 / 0
iv345543 em 14/06/2011 20:03
sei la...
não chamou muito a atenção!
nada revelador e surpreendente.
.....................
0 / 0
Michel Arouca em 14/06/2011 19:19
Acho que é bem por aí mesmo... vale pela canalhice e diversão. Pelo pouco que vi achei muito engraçado. Tava faltando um FPS mais descompromissado mesmo.
0 / 0
MrGame em 14/06/2011 18:07
Não se pode contar muito com o ovo.
É só colocar um Forever no nome e o jogo fica ruim...E filmes também, tipo Shrek.
0 / 0
Ramon Soares em 14/06/2011 17:59
cara vc deve ser fã da serie. pq o jogo é uma grande cagada. fizeram muito barulho pra nada.
1
Faça login ou cadastre-se
Envie seu comentário
Leia também
Duke Nukem Forever | PC | Playstation 3 | Xbox 360 | 16/02/2012 11:33:10 #Duke Nukem 0 / 0
Duke Nukem Forever | PC | Playstation 3 | Xbox 360 | 27/07/2011 15:03:00 4 / 1
Duke Nukem Forever | PC | Playstation 3 | Xbox 360 | 06/07/2011 11:54:01 3 / 0
Ficha técnica
Gênero:
FPS
Lançamento:
14/06/2011
Desenvolvedor:
3D Realms
Distribuidor:
2K Games
Plataforma(s):
360PS3PC
Aliens, peitos, charutos e outras coisas do tipo. Com doze anos de atraso, o planeta deve ser salvo de novo.
7.5
5.5
Estamos no Facebook